PESSOA COM VISÃO MONOCULAR PODE CONCORRER A VAGAS RESERVADAS

olhos“o portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes”.

 Esse é o texto da  Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça que teve como relator o ministro Arnaldo Esteves Lima. 

Ao ler essa notícia, parei para refletir sobre a justiça ou não da decisão. E, antes de qualquer coisa, fui procurar entender o que significaria na prática ter uma deficiência monocular, ou seja, em um olho só.

Conversando com Eliana Cunha, Coordenadora da Reabilitação Visual aqui da Fundação Dorina, que é ortoptista, ela me explicou que quem tem perda em apenas um olho e mantém 100% da visão do outro,  acaba se adaptando. Isso quer dizer que essa pessoa pode ler, escrever, ler placas e inclusive dirigir automóveis. Ela esclareceu que acontece uma leve perda do refinamento do que se vê, porém não há impactos efetivos na realização das atividades cotidianas.

 Considerando essas informações técnicas, penso que a decisão  do STJ poderá trazer prejuízos para os objetivos dessa ação afirmativa de reserva de vagas em concursos públicos para pessoas com deficiência.

Tendo em vista que a deficiência monocular não gera uma perda visual significativa, não teria porque essas pessoas não concorrerem em pé de igualdade com os demais candidatos.

 Gostaria de saber o que vocês pensam a respeito do assunto e seria ótimo se pudéssemos ter acesso à opinião de alguém que defende essa medida judicial para enriquecermos o debate.

 Beijos

 Thays Martinez | blog@fundacaodorina.org.br

About these ads

134 Respostas para “PESSOA COM VISÃO MONOCULAR PODE CONCORRER A VAGAS RESERVADAS

  1. Minha filha tem 3 anos catarata olho esquerdo e ma formação no olho globo ocular gostaria de saber se ´é considerada monovisao pois ela esta no CEi, por5 favor me responda.

  2. Deus os perdoe, mas como existem pessoas mesquinhas,miseráveis, egóistas e ingnorantes.Que deveriam queimar no inferno. Sou monocular, me orgulho e me admiro, pelo que sou e por conquistar o que conquistei e por chegar onde cheguei. Mas com muito sofrimento, preconceito e muitas barreiras imposta por pessoas que fazem leis para beneficio próprio, ou de terceiros. Mas essas pessoas jamais imaginam, que uma pessoa que é monocular ou que fica monocular, sente depressão, magóa, raiva, medo, injustiçada,enclausurada e até chega a pensar em suicidio, mas graças a Deus são traumas superados, menos o preconceito e o meu direito social, que é de exercer a minha cidadania, sou o que para me enquadrar na sociedade, normal ou deficiente físico, não pode existir dois termos.
    Mas estou nesta luta com todos os monoculares, que cada um conte sua história de vida, tenho certeza que foram de sofrimentos e muita superação. Mas nunca devemos desistir, devemos lutar por nossos direitos, Para que gerações futuras não passem por humilhações e tantas barreiras como passamos.
    Mas temos Deus por nós, se nossos governantes não enxergam essa injustiça, ele com certeza esta vendo tudo.
    Se confortem com ele que um dia a justiça vem.
    Um grande abraços a todos…

  3. José Lourivaldo da Fonseca

    TENHO SÓ 10% DA VISÃO DO OLHO DIREITO E CONCORDO COM O SISTEMA DE COTAS PARA O MONOCULAR POIS PRECISEI TRABALHAR DE MOTORISTA E NÃO FUI ADMITIDO DEVIDO AO PROBLEMA NA VISÃO
    POIS NA MINHA SEGUNDA CNH VEIO ESCRITO PROIBIDO EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA ATÉ FICA PARECENDO QUE NAO POSSO EXERCER NENHUMA ATIVIDADE FICO INDIGUINADO COM PESSOAS QUE ACHAM QUE DEFICIENCIA É SO QUEM NAO TEM UM BRAÇO UMA PERNA, ETC.

  4. uender manzolli da silva

    possuo visao monocular, é concordo que nos deveriamos concorrer de igual para igual com os demais, desde de que nos tratem de igual para igual se eu nao tenho os mesmos direitos de uma pessoa que possui visão normal por que não posso ter direitos, ja perdi a conta de quantas vezes fui prejudicado em exames medicos, espero que Deus lhe ajude a mudar seus pensamentos e que voce nunca precise de ( privilegios) para sustentar sua familia muito obrigado.

  5. eu sou o digo tenho a visão imbasada no olho esquerdo (ambliopia),,quando criança meu sonho era ser motorista de ônibus at hj eu tenho fé nisso,,ate porque meu olho ambliopico não e tão afetado assim,,sei que e dificil falar pessoal,,mas não e esses concursos que vão acabar com nossos sonhos,,também sei que o acreditar torna-se dificil mas e dai?,,vamo tentar,,tenho 16 anos e meu sonho e ser motorista de ônibus,,não sei se vou conseguir mas tentar faz parte da vida,,vc parado ai não vai conseguir nada tente,,com deus ai pessoal,

  6. Walber Fernando

    Parabéns STJ

  7. Acabei de refazer um exame de acuidade visual que vai tirar a minha chance de trabalhar como eletricista em uma multinacional; isso é justo?

  8. Acho a decisão certa. Mas, participar de processo de seleção através do sistema de cotas, nesse caso, é da consciência, preocupação e necessidade de cada um que passa por isso.
    Tenho ambliopia no olho direito, mas, sinceramente, enxergo melhor do que muita gente que tem miopia e precisa de óculos, objeto que não utilizo.
    Nunca achei necessário concorrer no sistema de cotas, mas, como meu oftalmologista disse, “pode ser que enfrente algum problema para assumir o emprego quando descobrirem que você tem ambliopia.”
    Quando assumi meu último concurso meu laudo omitia tal problema.
    Naquela época ficou a dúvida: Se eu não concorrer através das cotas, porque não posso, e chegar na hora do exame de admissão for reprovada?????
    Só vou saber disso quando do meu próximo concurso que necessite de laudo oftalmológico, porque ainda não vejo porque concorrer pelo sistema de cotas. Mas, me conforta saber que a lei está resguardando nossos direitos.
    Agora uma coisa é certa, daqui a alguns dias, do jeito que a coisa vai em relação ao sistema de cotas, vai ter gente dando um jeito omitir suas deficiências, porque a concorrência vai estar absurda!

  9. Você pode tirar sua propria conclusão , obstrua um olho por 1 dia

    • Cada caso será diferente ao outro, pois possuo a visão prejudicada no olho direito, acredito ser de nascença, nunca me atrapalhou. Com certeza, enxergo melhor que a maioria das pessoas que conheço que não possui problemas, pois quem já nasce com um determinado problema, acaba por desenvolver outros sentidos, que é o caso da minha visão do olho direito.

  10. Heliberto Teixeira de Castro

    TENHO VISÃO MONOCULAR E POR ESSE MOTIVO PERDI MUITAS E MUITAS OPORTUNIDADES. PECEBO QUE QUANTO MAIS O TEMPO PASSA MAIS VOU FICANDO POBRE. FALI TRÊS VEZES, ALÉM DE PERDER DIVERSAS OPORTUNIDADES NO MERCADO. SOU FORMADO EM CONTABILIDADE E ME VEJO UM CARENTE EM TODAS AS ÁREAS.
    ACHO SIM, QUE DEVERÍAMOS CONCORRER DE IGUAL PARA IGUAL COM OS DEMAIS DEFICIENTES, POIS SEREMOS UM FUTURO CEGO. COLOQUE-SE EM NOSSO LUGAR. CLARO QUE OS DEFICIENTES VISUAIS COM PROBLEMAS, JÁ MAIS SÉRIOS, NÃO CONCORDAM. ASSIM COMO QUEM NÃO É CEGO, NÃO CONCORDAM TAMBÉM.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS QUE COLABORAM PARA ESTA MATÉRIA…

  11. Manoel Bueno Neto

    Olá pessoal, sou ambliope no olho esquerdo, trabalho há 21 anos em uma empresa privada e só eu sei das dificuldades que passei para chegar até aqui não só pela dificuldade de enxergar como também pelo bullying e até preconceito, já fui reprovado em exame médico em um concurso para GCM em Tatuí-SP e também na PM e foi só DEUS para me dar força a passar por essas e muitas outras coisas que passei. É mais do que justa essa decisão do STJ, estão de parabéns.
    Agora para ficar falando merda como muitos estão falando é fácil eu quero ver vc ser cego de um olho e ter forças para lutar contra as dificuldades, e tem mais se quando passávamos na prova escrita em concurso público, depois éramos reprovados no exame oftalmológico então quer dizer que não tínhamos direito de concorrer e agora temos. Parabéns STJ.

  12. PERDI O OLHO ESQUERDO AOS 9 ANOS DE IDADE! SOFRI BULING QUANDO PEQUENO! SOFRI MUITO! E CRESCI CO A AOTO ESTIMA BAIXA EM RELAÇÃO A ISSO! TAMBEM NÃO ERA PRA MENOS NE! LEVO HJ UMA VIDA NORMAL! FAÇO FACULDADE DE GEOGRAFIA! MAS MEU OBJETIVO NUM E ESSE! VO FAZER O COMCURSO DA PM DE ALAGOAS- SE EU PASSAR NA PROVA E NOS EXAMES NÃO BLZA! MAS SAIO COM A SERTEZA QUE TENTEI! NUM E FACIL! OJE DIGO QUE MEO MAIOR PROBLEMA E A ALTO ESTIMA BAIXA POR CONTA DO MEU OLHO QUE TEM UMA DIFERENÇA DO OUTRO POFR CAUSA DA PROTE-SE E LOGIC QEUE ME DEIXA CONSTRANGIDO! NAS FESTAS NOS LUGARES PUBLICOS, USO AGORA UM OCULOS PRA DESFARÇAR! PERDI A MULHER QUE EU MAIS AMEI POR CAUSA DISSO! NAMOREI COM ELA 2 ANOS MAS ACH QUE ELA NÃO CONSEGUIL ME AMAR POR CAUSA DISSO! AI COMEÇARAM AS BRIGAS! EU ME CULPO POR TER ME SENTIDO INFERIOR A ELA! POR ACHAR ELA LINDA DEMAIS PRA MIM! DAI TERMINAMOS! MAS EM FIM QUERO QUE TODOS SAIBAM QUE MESMO COM ESSA LIMITAÇÃO NOS MONOCULARES SAMOS CAPAZES DE TUDO! QUEM REALMENTE NOS AMA NOS ACEITA COMO SAMOS! TENHO HOJE 21 ANOS! AGRADEÇO A DEUS TODO DIA POR ESTA NESSA VIDA PELOS AMIGOS QUE TENHO DE VERDADE! PELA MINHA FAMILIA E POR TER PESSOAS QUE COMPARTILHAM A MESMO PROBLEMA COM A CABEÇA ERGUIDA!
    ME PERDOEM SE FALEI BESTEIRA DEMAIS! OBRIGADO PELAS RESPOSTAS! E CLARO QUE OBSTACULOS VIRAM MAS SE A VIDA FOSSE FACIL NINGUEM TINHA QUE TRABALHAR! HJ EU ME AMO DO JEITO QUE SOU E PROCURO FAZER O QUE ME FAZ BEM! SE EU LEVAR UM NÃO PROCUROO O SIM!
    ( O NÃO E SEMPRE CERTO NA VIDA DA GENTE, MAS TEMOS QUE LUTAR SEMPRE PELO SIM!) ESSA FRASE NÃOM E MINHA MAS E LINDA!)
    FIQUEM COM DEUS PESSOAL!

  13. ola! tenhom 21 anos e perdi meu olho direito aos 9 anos!uso prote-se no mesmo e levo uma vida normal. agora vai abrir o concurso da PM de alagoas, e gostaria de saber se posso concorrer a este concurso??

    • Eu queria dizer para o MAVLIN que ele pode se aposentar sim por problemas
      pisicologicos pos traumaticos devido ao fato da perda da visão por usar protese ou olho de vidro-: exemplo uma mulher fez uma lipo aspiraçao besta em sao paulo e ficou com deformacoes no toraxi e abdome epo riso que se aposentou mais nao por causa da deformaçoes mais sim por problemas pisicologicos pos traumaticos ok
      espere que isso ajude vocês
      corram atras
      o governo e o pior ladrao do brasil e do mundo exija seus direitos
      sabe eu lei muito sobre adivocacia há 30 anos que sou advogado sou advogado e ja estou velho vendo as pessoas sofrerem!!!!!!
      (Jesus te ama)

  14. EU QUERO DIZER A TODOS QUE FELISMENTE OS MONOCULARES SÃO PESSOAS NORMAIS SIM, ASSIM, COMO SÃO TODOS OS SERES HUMANOS, O QUE NOS DIFERENCIA E APENAS AS LIMITAÇÕES A NÓS IMPOSTA NO DIA A DIA E NÃO A INCAPACIDADE. OLHA, EU SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO HÁ 25 ANOS,TRABALHO COM PRESTAÇÃO DE CONTAS, LEIO MUITO E RÁPIDO NA MESMA FUNÇÃO ATÉ HOJE, TENHO 43 ANOS, DESDE CRAINÇA 06/07 ANOS SOU MONOCULAR, MORO NO INTERIOR DA BAHIA, SERVI O EXERCITO POR 06 MESES PORQUE AQUI OLHAVAM APENAS OS DENTES PARA APROVAÇÃO, EU QUERIA SEGUIR CARREIRA NA MARINHA, MAS FUI REPROVADO NO EXAME DE VISTA, DIRIJO DESDE OS 16 ANOS, AO COMPLETAR 18 ANOS TIVE MUITA DIFICULDADE PARA TIRAR A PRIMEIRA HABILITAÇÃO FORAM 04 TENTATIVAS, 02 EM MINHA CIDADE E 02 NA CIDADE VIZINHA, SEMPRE VIA MEUS AMIGOS CONSEGUIREM E EU SEMPRE FICAVA REPROVADO NO EXAME DE VISTA, MESMO ENXERGANDO BEM COM MEU ÚNICO OLHO BOM, NÃO ENXERGO NADA NO ESQUERDO, SÓ NA QUARTA TENTATIVA CONSEGUI TIRAR A HABILITAÇÃO, PORQUE DESCOBRI QUE 01 DOS 02 MÉDICOS QUE FAZIAM OS EXAMES DE VISTA ERA MEU PRIMO DE SEGUNDO GRAU, ENTÃO APELEI E IMPLOREI A ELE, FOI DIFISSIL MAIS CONSEGUI PORQUE ELE ME COLOCOU COMO VISÃO NORMAL NOS “DOIS OLHOS” NA PRIMEIRA VEZ ELE ATÉ COLOCOU UM OCULOS PARA MIM, O QUE NÃO ADIANTAVA NADA, SÓ ME ATRAPALHAVA, NA RENOVAÇÃO PEDI PARA ELE TIRAR O OCULOS E ELE O FEZ. NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA NO CONTRAN NADA A RESPEITO DO MONOCULAR, ELE SIMPLISMENTE NÃO PODIA TIRAR HABILITAÇÃO, HOJE PODEMOS COM “RESTRIÇÕES” E SÓ NAS CATEGORIAS “A”; “B”;”AB” . SOU FORMADO TENHO O 3 GRAU COMPLETO EM FILOSOFIA, CURSEI A NOITE COM MUITA DIFICULDADE, POIS, COMO TRABALHO TINHA QUE SER A NOITE, O QUE É HORRIVEL POIS A MINHA ÚNICA VISTA ARDIA MUITO, HOJE JÁ TENHO 19 ANOS DE FORMADO;MINHA ÚNICA VISÃO NÃO É MAIS A MESMA, DUAS PÓS-GRADUAÇÕES UMA EM CONTROLADOR PÚBLICO, OUTRA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA PÚBLICA ( ABANDONEI POR DIFICULDADES DE ESTUDO A NOITE) E 03 ANOS DE DIREITO(TAMBÉM ABANDONEI PELO MESMO MOTIVO) ALÉM DE NÃO CONSEGUIR MAIS DESENVOLVER MEU TRABALHO DO MESMO JEITO NÃO LEIO MAIS COMO ANTES, TENHO DOR DE CABEÇA DIA SIM E DIA NÃO, AS VEZES É UM DIA APÓS O OUTRO, LUZ ME INCOMODA E TENHO PAVOR DE FICAR CEGO NO MEU ÚNICO OLHO, ESBARRO COM PESSOAS SE ANDAR NO COMÉRCIO.
    VCS. ACHAM QUE EU QUERO ISSO?
    VCS. ACHAM QUE ISSO É JUSTO?
    VCS. ACHAM QUE O MONOCULAR NÃO MERECE RESPEITO?

    • Eu nunca enxerguei completamente com as duas vistas. Nasci com um problema no olho direito, eu enxergo os objetos, mas não consigo ler, mesmo as letras sendo grandes. Enxero cores, formas.
      Acredito que tive estrabismo devido ao problema de visão, pois era bem acentuado, facilmente perceptível. Em virtude disso sofri bulling durante toda a minha infância e adolescência. Pois, carregava adjetivos como: “CAOLHO, ZAROLHO, OLHO DE BOI, VESGO (PERGUNTAVAM PARA ONDE EU ESTAVA OLHANDO), UM COLEGA CHEGOU A FAZER BRINCADEIRAS NA SALA DIZENDO QUE NASCI COM O OLHO NA TESTA ETC.
      Contudo, eu já sabia que não enxergava normal com o olho direito, quando na escola, pela primeira vez, um coleguinha falou que eu era vesgo. No entanto eu não sabia o que era e, chegando em casa, perguntei à minha mãe porque o garoto me chamou de vesgo. Acredito que minha mãe talvez não tenha ficado feliz, pois quem quer ver seus filhos sendo tratados diferente dos outros? A resposta dela foi bem seca, “você não é vesgo, vesgo é quem tem o olho separado”, como se eu não tivesse.
      Só percebi do que se tratava quando eu fiquei obseervando a foto da minha carteirinha escolar, pois dava para ver com exatidão o meu problema.
      Isso ocorreu aos nove anos de idade, pois entrei na escola atrasado, pois, na época meu pai não podia me registrar, pois ainda era legalmente casado com outra mulher e o processo era diferente de hoje em dia, pois foi extinto o disquite, hoje a separação se dá com o divórcio.
      Tentei na minha adolescência levar uma vida normal, mas algumas pessoas faziam questão de mencionar o meu problema, era como uma ferida aberta que sangrava quando alguém mexia cruelmente.
      Eu estava gostando de uma menina na escola, e soube que ela fez brincadeiras com as colegas devido ao meu problema. Me magoou demais, só eu sei.
      Eu sei que tem pessoas que vivem sem um braço, sem uma perna, mas cada um tem o seu limite, e eu confesso que para mim isso era o meu limite. Sou de estatura baixa, pois tenho 164 de altura, sei que existem pessoas muito mais baixas que eu. Mas durante toda a minha vida sempre fui referência, como caolho e baixinho.
      Meu sonho quando criança era ser caminhoneiro, mas já sabia que a minha visão não iria permitir, não que eu não me garantisse, mas sabia que seria reprovado no exame de vista.
      Atingi 17 anos e vi na televisão uma cirurgia para correçao de estrabismo, mesmo sem ter dinheiro eu fui atrás, passei várias madrugadas em filas do INSS para conseguir um atendimento médico. Depois de muitos exames, inclusive de fundo de olho, o médico disse que eu não recuperaria a visão, pois uma criança com 5 anos de idade já é velha para operar, mas que eu poderia fazer a cirurgia de correção de estrabismo e se eu teria interesse em fazer. Quando ele disse isso, eu respondi: “quero, com certeza”.
      Depois disso ainda fiz outros exames, fui a outros médicos até que fosse possível entrar na sala de operações. Eu tinha um propósito, não queria tirar as fotos dos meus documentos com o olho torto, como diziam. A cirurgia foi realizada, mas não ficou 100% apesar de ter melhorado muito.
      Conclusão, o meu sonho é ser delegado de polícia, mas não sei se conseguirei passar nessa fase.
      Sofri demais, só eu sei, pode parecer frescura para alguns, mas não desejo isso para ninguém, quanto a carteira consegui tirar e renovar, pois enquando a médica estava escrevendo de cabeça baixa eu olhei com o olho esquerdo quando era para ver com o direito. Nunca me envolvi em nenhum acidente, graças a Deus, pois a visão nunca me atrapalhou, pois para mim eu não sinto falta da outra, pois desde que me entendo por gente eu tenho esse problema.
      Estou me formando em Direito, mas os apelidos que tive jamais serão apagados da memória, pois de vez em quando ainda sofro um pouco, já chorei e quase entrei em depresão profunda, consegui sair sozinho sem a ajuda de ninguém. Já quiz parar de estudar, de viver, hoje eu tento vencer.

  15. mariza de liz soares

    E tem mais coisinha q esqueci de dizer dona Thaís!
    Se fosse com a senhora,com sua irmã ou um filho seu será q pensaria dessa maneira?Pense nisso…

  16. mariza de liz soares

    Eu tenho visão monocular é posso garantir q não é tão fácil assim.Muitas vezes somos excluidos e ignorados qdo o assunto é trabalho.Se vcs taparem um olho e tentarem passar o dia desse jeito vão ver o grau de dificuldade q uma pessoa mono tem.Ou então q explicação teria sobre qdo vamos fazer a carteira de motorista q só nos permitem ter a categoria de motorista amador?
    Como podem ver não é tão simples como pensam.Na maioria das vezes somos excluidos sim e só quem já passou por isso pode dizer..Perdi a visão do olho direito com vinte e seis anos e desde então as coisas pioraram muito.Cada vez q procuro um emprego e descobrem meu problema a resposta q escuto é sempre um NÃO e ninguém tem piedade da gente não.Então,p quem diz q isso não muda em nada a vida de uma pessoa lá vai minha resposta.Coloca um tampão no seu olho e faça tudo q faria se estivesse normal,vai sentir a diferença com certeza é só depois de sua opinião sobre o assunto.

  17. Só retificar uma coisa…..
    Quem tem visão monocular pode dirigir sim….mas não pode tirar carteira proficional, muito menos ser piloto de avião…ou seja….quem não tem uma vista e quiser trabalhar como piloto ou simplesmente ser um taxista nãooooooo pooodeeeeee…………

  18. Ignorancia é tudo….ja que visão monocular não é nada, por que quem tem este problema não pode entrar para o militarismo (policia, bombeiro, exercito etc…), pois meu sonho era esse até perder uma vista doutora!!!!
    Para o militarismo sou deficiente para concursos públicos não?!?!?!

  19. nossa fiquei indignada com essa informação desta mulher mal informada , para nos é muito facil falar de algo que não estamos passando , ela tem os dois , mas se tivesse um talvez estaria falando diferente . mas pelo jeito é que mesmo com os dois olhos ainda é cega e não enxerga a realidade não é mesmo , sou deficiente monocular e fui varias vezes excluida de empregos por não ter as duas vistas pois quando chega no exame medico dizem: ah mais você não pode trabalhar aqui pois se te acontece um acidente na firma vc fica cega dos dois olhos . prefiro vc em casa .. mas e ai eu não como , não pago conta ..vegeto né . então essa lei veio na hora certa … mas não pensé que deficiente é aquele que no concurso passa e pronto tem todo um critério tem que acertar no minimo 50% das provas e comprovar aptidão fisica …. ah vamos la senhora mal informada deve ganhar muito bem e so olha para seu umbigo … tudo que queremos e trabalhar e não se aponsentar …. fica aqui o meu recado … procure pensar mais no que relata e no que acha que é certo ou errado tá.e ainda tem gente que compartilha essa palhaçada né thais

  20. Sra.Thays Martinez , vejo que você também pode se beneficiar com vagas destinas a PNE seu diagnóstico é claro, Insanidade e mesquinhes,é tão mesquinha que tem medo de concorrer com aquele que tem um olho só. Só vc não consegue enxergar isso !

  21. é triste saber como as pessoas estão pouco se importando com seu proximo. porq vc ñ faz como a pessoa a cima disse, coloca um tampão no seu olho madame e saia por ai pra vc saber como nós nos sentimos, como fica nosso psicologico em ter que nos adaptar a tal situação.

  22. LÍDIA/ MÃE DE UM DEFICIENTE MONOCULAR

    QUER SABER THAYS MARTINEZ, VAI SE CATAR, VC E OS QUE CONCORDAM COM A SUA OPNIÃO ABSURDA DE INJUSTIÇA SOCIAL!!!
    EM QUE MESMO É FORMADA?
    SÃO PESSOAS COMO VC QUE TORNAM ESSE MUNDO MUITO PIOR!

    • sidnei santos da silva

      TOR MUITO FELIZ EM SABER DESSA NOTICIA
      DEPOIS 31 ANOS EU VOU CORRER ATRAS DA MINHA VIDA PROFISSIONAL EU SEI Q NUNCA E TARDE DEMAIS .VAMOS LUTAR Q AGENTE CONSEGUIR MAIS .
      DESDE 09 ANOS Q ACONTECEU ESSE ASSIDENTO JA SISPASSARO 22 ANOS MAIS TO COM ESPERANÇA AS COISAS MUDEN.
      PORQUE EU ACREDITO EM DEUS E ELE NUNCA VAI MIN ABANOR.

  23. sidnei santos da silva

    TENHO DEFICIENCIA MONOCULAR NO DO OLHO ESQUERDO SOFRO MUITO
    CADA VES Q VOU ATRAS DE EMPREGO E UMA DECEPÇAO E VOUTO TRISTE NAO VOU MAIS ATRAS DE ENPREGO MINVIRO COMO POSSO PORQUE PELO Q EU PEÇEBO E PRECONCEITO Q ELES DIS Q TENHO Q TRABALHA EM AREA SEM RISCO PARA O OUTRO E DIS QUE MUITO DIFICIO . TENHO 31 ANOS .A MINHA VIDA SENPRE COMPLICOU COM ESSE PROBLEMA

  24. A médica que aqui opinou certamente deveria ter seu registro cassado.
    Não sou totalmente cego de um olho: tenho mais ou menos 1/4 da visão no olho direito. Além de ter prejudicada a visão em profundidade e distância – as imagens aparecem deslocadas e diminuídas. Por exemplo, um relógio redondo,com um metro de diâmetro, visto de trinta metros, parece ter metade dessa medida; letras e números aparecem com falhas, como se a caneta ou pincel com que foram escritos estivessem quase secos; mas o pior mesmo, que ninguém mencionou, é a perda total do raio visual do lado do olho cego. Só vejo alguém ou algum veículo que me ultrapassa quando já está a cerca de 50º e com o olho sadio o raio é de pouco mais de 90º. Sofro muita trombada de pessoas apressadas, até com traumatismo no rosto direito.

  25. gostaria de saber se em minas ja tem a lei sobre visao monocular

  26. Eu acredito que se alguém tem alguma deficiência, ele tem direito a tal vaga. Ultimamente estão havendo certas “aberrações” no que tange ao julgamento de se alguém é deficiente ou não.
    Essas vagas, acredito, foram criadas para forçar os empregadores a contratar pelo menos o mínimo legal de pessoas que em outras épocas seriam acreditavas como menos eficientes do que as pessoas sem algum problema físico. Mas ultimamente algumas pessoas tem as visto como um “prêmio de consolação” ou até pior, uma “vantagem” sobre os demais.
    Eu sou a favor da decisão do tribunal – graças a Deus eu não tenho nenhum benefício com isso – mas temo que estão se criando duas “castas”. A das pessoas “normais” e as com as deficiências “populares”.
    Muitas vezes as pessoas tem de levar a frente casos cronicos de LER, trabalhando quietas, ou até coisas mais graves como o senhor que conheci outro dia. Ele atualmente cata materiais reciclaveis com sua Fiorino porque não consegue mais trabalhar e o INSS não o considera deficiente e não quer encostar (grande novidade). Não sou médico, mas visivelmente ele está muito pior do que muita gente que usufrui desses direitos diáriamente e creio que se ele parar numa vaga para deficientes afim de pegar os seus materiais será multado. Esse senhor tinha um negócio de família – uma fábrica de carrocerias de madeira nos idos tempos onde não existiam sistemas hidráulicos (ou eles eram inacessiveis a uma pequena fábrica) para içar as mesmas e essas tinham que ser levantadas no lombo. As sequelas estão lá para quem quizer ver.

  27. Acho muito justa essa decisão. Tenho visão monocular. As pessoas falam que podemos dirigir um carro, tudoo bem. Mas não podemos dirigir um carro em circuntâncias remunradas, ou seja, se tem um emprego de motorista de ônibus por exemplo eu não posso, pois a legislação não permite. S quero ingressar na marinha, aeronáutica, também não posso. Essas são só algumas questões. Posso citar ainda, não posso ficar em aglomerações pois posso colidir com alguém q esteja do lado que não enxergo (já aconteceu inúmeras vezes comigo). Além do preconceito de colegas, apelidos, bullyng. Além de constrangimento em entrevistas de emprego. Só não concorda com a decisão STJ quem não é deficiente ou quem possui condições privilegiadas.

  28. Olá, tenho Ambliopia, que e considerada visao monocular devido ao grau,. Perguntas: Podemos ser PM? PC? PF? PRF? Marinha? Aeronáutica? Exército? Dirigir Carros de médio porte? exercer outras atividades remuneradas com veículos? NAO. Nao é Doutores sábios? Quanto da fatia das vagas públicas isso tudo corresponde?! muito não?! Entao, será que é mesmo injusto esta decisão do STJ? Ver´para quÊ!!nao é?!

  29. SOU MÉDICO CREDENCIADO PELA ANAC (AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL). O PACIENTE PORTADOR DE VISÃO MONOCULAR NÃO TEM O QUE CHAMAMOS DE VISÃO DE PROFUNDIDADE, RAZÃO PELA QUAL NÃO LIBERAMOS O CCF PARA AERONÁUTAS ( PILOTOS CO E COMISSÁRIOA/O DE BORDO, MECANICOS DE VÔO. DICORDO PLENAMENTE EM AFIRMAR QUE A VISÃO DESTE PACIENTE É A MESMA COISA!!!ADAPTAÇÃO????????KKKKKKKKKKK.

  30. Antonio Marcos, me fale vc solicitou direto a CNH para “Atividade Remunerada” ou foi da mesma forma que eu fiz, eu renovei sem atividade remunerada e seis meses depois pedi para acrescentar, dai só fiz o psicoteste passei e consegui a CNH com Atividade Remunerada, eu sou da Bahia, vc é de que Estado? Agora estou preocupado quando for renovar por estou perguntando, pois, se vc não solicitou direto e foi da mesma forma que eu fiz, então quando for renovar vou ter de pedir sem Atividade remunerada e deposolicito a inclusão.Abraços.

  31. É MUITO DIFICIL TER QUE ACEITAR E SE ADAPTAR A UMA NOVA CONDIÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DOS OLHOS, CONSIDERADO COMO A JANELA DA NOSSA ALMA, SÓ QUEM PERDEU OU ESTÁ PERDENDOA A VISÃO SABE COMO É DOLOROSO, TENHO GLAUCOMA, E AOS POUCOS FUI PERDENDO A MINHA VISÃO, HOJE EU SÓ ENCHERGO PELO MEU OLHO ESQUERDO, E ESTOU COM MUITA ESPERANÇA DE QUE EU NÃO PERDEREI MAIS NADA DE VISÃO, BEM EU NÃO TENHO NENHUMA CERTEZA, SÓ ESPERANÇA… MAS EU SEI QUE NO DIA A DIA NÃO É FÁCIL, PORQUE EU TIVE QUE APRENDER A REDOBRAR A MINHA ATENÇÃO. REALMENTE PARA QUEM NÃO TEM NENHUMA DEFICIENÇA, SEJA ELA QUAL FOR, É DIFICIL SABER JUGAR, PRIMEIRO TEM QUE IMAGINAR COMO SERIA SUA VIDA SEM ESSE ORGÃO, SÓ ASSIM É POSSÍVEL TENTAR ENTENDER A NOSSA AFLIÇÃO.

  32. antonio marcos toledo

    boa tarde sou monocular acabei de renovar minha abilitação ab
    para atividade remunerada

  33. caros amigos,sou monocular meu cid é h54.4,cegueira de um olho,só quero informar que na folha dirigida do mes e julho, tem uma nota sobre os monoculares em que foi aprovada por unanimidade que os monoculares são considerados deficientes,mais do que justo porque ficamos de maõs atadas e constragidos tambem quando somos reprovados em concursos quando vamos para a valiaçaõ médica,se somos restritos de dirigirmos ,onibus,táxi,e outros entaõ isso é o que ?me respondam os senhores que saõ contra os monoculares serem deficientes. na teoria é uma coisa venha para nossa realidade obg, e a luta continua.

  34. O que posso dizer perante tanta ignorância e arrogância… A visão monocular tráz inúmeros impedimentos para quem a tem, e só vi comentários tão absurdos como você colocou no seu Blog de alguns médicos, advogados das perícias e “você”, que infelizmente não tem visão crítica e é influenciada por teorias, sem vivencia.
    Comece a utilizar só u olho ou peça para essa médica utilizar só um olho, veja se ela não vai perder cliente, ou se não vai perder vagas quando quiser ser contratada, se vai ter noção de profundidade, por exemplo. Se fosse considerar a adaptação, um amputado, também passa por um processo de adaptação, mas nem por isso lhe tiram o direito de deficiente. Analise e leia mais artigos científicos, vivencie a vida das pessoas, para depois formar uma opinião baseada no que uma médica que só sabe por teoria o que é lesão monocular. Desculpe, mas teu comentário foi pequeno e injusto!

    • estou prestando um concurso em que visão monocular é apto para a funçao possuo visao monocular a 1 ano e 3meses alguns concursos já dizem nom proprio edital que é apto ou não para a função devido alei estadual do ano passado

  35. Olá! volto aqui para informar que nos Estados do Paraná e São Paulo a VISÃO MONOCULAR é deficiência nos mesmos apartir desse mês de Julho 2011. Parabéns!!! Dois grandes passos para inclusão social dos monoculares.

    • Infelizmente isso é mais uma famosa pra inglês ver, ao saber desta Lei sancionada no dia 14/07/2011, me candidatei a uma vaga para pessoas deficiêntes, a resposta foi a de sempre OS MONOCULARES NÃO ESTÃO NA COTA.Monocular não é considerado para a cota

      Apesar da recente Lei Estadual 14.481 de 13 de julho de 2011 promulgada pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que classifica a visão monocular como deficiência visual, as pessoas que apresentam esta deficiência não serão consideradas para efeito de cumprimento de cota nas empresas do Estado de São Paulo.

      A interpretação da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo) é a de que esta legislação atende às questões específicas do estado de São Paulo, como por exemplo, concursos públicos estaduais ou concessões de benefícios com recursos do estado.

      Para a Lei de Cotas, na interpretação da SRTE, prevalece a legislação federal que não considera a visão monocular como uma deficiência enquadrável na relação de tipos de deficiência contempladas

  36. marcio A. da costa

    Sou deficiente monocular, e posso possuir somente a CNH, AB, mais que isso sou considerado incapaz, não posso ingressar na policia militar, bombeiros, exercito e quando vou a entrevistas de emprego sou desclassificado mais uma vês, mas para concursos sou mais que capas pois convém que seja assim! Não é?
    ass: marcio A. costa

  37. Querida, bom dia! Me chamo Mauro, tenho 23 anos e moro em São Luis-Ma. Infelizmente não concordo com sua posição, tentei por 2 vezes entrar na Marinha do Brasil, em ambas passei em todos os testes, porém, na inspeção de saúde fui DESCLASSIFICADO por conta da visão monocular. Eu faço um questionamento a senhorita, é justo isso? Particularmente era o meu sonho, porém, fui barrado devido a minha limitação. Pense a respeito, em muitas esferas de trabalho não podemos entrar devido a essa deficiência.

  38. Olá! eu volto aqui para informar que consegui incluir “Exerce Atividade Remunerada” na minha Habilitação categoria “B”, acabei de pegar, agora vou correr atrás para comprar meu táxi e complementar a minha renda. Acho que consegui porque ano passado havia renovado minha CNH, agora só fiz o psicoteste, por isso eu consegui, porque se fosse fazer tudo junto provavelmente eu não conseguiria. eu moro em Ilhéus-Bahia.

  39. helena pinheiro

    sou monocular,mas não me vejo como deficiente,o problema não tá como nos vemos e sim como somos vistos,e até agora estamos e meio termo,pois estamos desamparado legalmente,mas para o mercado a nível de apitidão somos taxados como deficientes,beleza !se pelo menos podessemos entra no mercado de trabalho nas vagas reservadas para tais !!!não podemos pq somos deficiente e não podemos pq legalmente não somos…vai entender…

  40. Fiz um exame psicologico sexta-feira 06/05/2011, estou ancioso para saber se vou conseguir “anexar” a minha CNH “atividade remunerada” pois, necessito complementar a minha renda familiar dirigindo um “táxi” e a única exigencia é exatamente esta, também sei que é proibido ao monocular “dirigir táxi”. Se vcs. que acham que os monoculares não querem nada, só querem dizer que são deficientes sem serem, saibam que “os monoculares” querem somente que acabem a descriminação, pois, se não somos deficientes, e a falta de um “olho” é perfeitamente adaptavel, então porque criam limitações a algumas “atividades remuneradas”. Se vcs que acham que não somos deficientes entrem na lutar por acabar com as limitações profissionais para os monoculares, ai sim, talvez eu acredite que não sou deficiente…

  41. É lamentavel que tenhamos uma representante com esse nivel de opiniao, de atitude, digamos uma falta de respeito, enquanto deveriamos ter uma pessoa para nos apoiar temos uma pessoa do contra que nao ajuda em nada é simplismente lamentavel…

  42. Sou assistente social e estou admirada pela forma que estão tratando uma pessoa com deficiência monovisual, ainda mais uma pessoa que trabalha com está deficiência. Sabemos da exclusão social, as empresas querem contratar pessoas com deficiência sem deficiência, se você diz que é monovisual em uma entrevista nunca mais é chamado. Sabemos que não é tão grave quanto a perda total de visão, mas também sabemos da perda do campo visual, a perda de um olho significa sim a perda de um membro do corpo. Não sou monovisual mas sou totalmente a favor das cotas para o concursos público a estas pessoas.

  43. Sou assistente social e estou admirada pela forma que estão tratando uma pessoa com deficiência monovisual, ainda mais uma pessa que trabalha com está deficiência. Sabemos da exclusão social, as empresas querem contratar pessoas com deficiência sem deficiência, se você diz que é monovisual em uma entrevista nunca mais é chamado. Sabemos que não é tão grave quanto a perda total de visão, mas também sabemos da perda do campo visual, a perda de um olho significa sim a perda de um membro do corpo. Não sou monovisual mas sou totalmente a favor das cotas para o concursos público a estas pessoas.

  44. Dona Eliana Cunha, muito me admira a senhora achar que o monocular se acostuma com o problema. A melhor visão também acaba ficando prejudicada com o tempo. Toda pessoa que tem qq tipo de deficiência acaba se acostumando conforme o tempo passa. Tampe um de seus olhos e saia por aí dirigindo para ver como é bom … Outra coisa, até a falta de um menbro, com um veículo adaptado, permite a condução de um veículo. Sua colocação foi extremamente infeliz. Procure se informar mais sobre as limitações do monocular e faça um apelo aos empregadores para não levarem em consideração a visão monocular na hora de empregar!

  45. Para quem acha que ter um olho só é normal, coloquem um tampão em um dos olhos e procurem levar a vida dessa maneira para sempre …
    Boa sorte!

  46. Pessoal! pra quem estiver procurando apostila para concurso eu costumo entrar sempre neste site http://www.DownloadApostilaConcurso.com sempre tem ótimas apostilas atualizadas.

  47. Sou Silvia uma pessoa especial gostaria muito de trabalhar com vocês espero essa portunidade sera meu grande sonho eu preciso dessa ajuda muito obrigado fica com Deus

  48. ola sou wilson tenho visão monocular posso renovar minha habilitação ela e a2b desde ja muitobrigado

    • Wilson,

      Eu tenho um problema na retina de um olho, isto faz com que enxergue tudo embassado neste olho, como sei se tenho visão monoocular?

      saudações,

      Andre

  49. Ewerton Frazão

    Gostaria imensamente de saber se vou sofrer algum tipo de restrição em relação ao meu trabalho, pois sou PM a 10 anos e ano passa perdi a visão de um dos meus olhos, se alguem ajudar a responder essa questão eu agradelo muito.

  50. Marineide S. Neto

    SITE : http://www.visaomonocular.org.br NÓS PORTADORES DE VISÃO MONOCULAR SOMOS EXCLUÍDOS, SIM….FORA AS LIMITAÇÕES FÍSICAS AQUI JÁ CITADAS…PARTICULARMENTE , EU CRESCI SENDO CHAMADA DE CAOLHA PELOS GRUPINHOS DE CRIANÇAS ….PERGUNTAM NAS ENTREVISTAS O QUE TEMOS NA VISÃO SIM…..E NÃO NOS CHAMAM MAIS,
    NÃO PODEMOS TIRAR CNH CATEGORIA -C,D,E- NÃO PODEMOS PRESTAR CONCURSOS PARA PM, CIVIL, BOMBEIROS,ETC.
    E TEM GENTE QUE ACHA QUE NÃO EXISTE BARREIRA? FORA AS CITADAS??? FAÇA-ME O FAVOR ….VAI SE INFORMAR

  51. Gostaria de saber se sendo monocular, tenho direito ao passe livre como deficiente visual? Alguem sabe alguma coisa a respeito do CID10 ciglaH54.4?

  52. Acho interessante esses “dados” informados que trazem as “boas” colocações dos monoculares nos concursos públicos, será que é possivel nos fornecer as fontes de tais dados? ou será que foram feitas no achometro? Antes de tudo gostaria de dizer a “essas” pessoas que aparentemente demonstram estarem revoltadas, que elas reflitam sobre seus atos antes de arrotarem sua insatisfação, o que tenho a lhes dizer é que concursos públicos nada mais é doque uma disputa que exige principalmente estudos e dedição, o fato do seu filho se tornar deficiente devido a um acidente de moto não lhe dá necessáriamente uma vaga no cargo público disputado, caso “ele” não tenha se esforçado nos estudos, isto porque existe a pontuação minima da prova, que caso não seja atingida, a sua vaga (percentual minimo de 5% deficientes) será destinada aos demais concorrentes, o que ocorre com muita frequência. Por falar em estudos, como vc. bem disse seu filho se tornou deficiente devido um acidente de moto, acredito que ele deveria se dedicar mais aos estudos, porque a sua “deficiência” não estar nos “olhos” então vamos estudar, vamos fazer a diferença ao invés de está ofendendo os monoculares chamando-os de oportunistas e de ciclops, porque oportunistas são aqueles que colocam nas “outras pessoas” a desculpa para sua incapacidade, agora caso seu filho continue sendo eliminado acho que a deficiência dele não está só nas pernas…

  53. Cegos, surdos, cadeirantes e autistas que se cuidem, pois os ciclops oportunistas entraram no mercado dos concursos para tomar o que é do direito deles. Meu filho sofreu acidente de moto, tornou-se deficiente físico, cadeirante e perdeu audição do lado esquerdo. Ultimamente tem sido a grande dificuldade para ele ser chamado porque os MONOCULADORES estão se classificando muito melhor nos concursos, disparado. Reparem pra ver de perto. Os MONOCULARES estão sempre em melhores classificações enquanto os deficientes estão ficando pra trás, mas é assim mesmo, cada um olhando para o seu umbigo, a vida é cruel e não podemos desistir dela. Mas saibam de uma coisa, “deficientes de verdade” sempre vão considerar essa palhaçada como IMORAL. É revoltante esse STJ …. Picaretas!

    • E por causa de gente comovc que nos os CICLOPS merecemos as vagas para deficientes, pois somos discriminados e todos olham torto para nós.

    • Você jorge só está olhando para o umbigo do seu filho. Pense nessas pessoas que não sabem como enxergar o mundo com os dois olhos, quanta sacanagem nós escutamos no colégio, quantos concursos fomos impedidos de fazer. Passei no concurso para AMAN e fiquei reprovado no exame de vista. NOSSA VIDA NÂO È FÀCIL, não pense que sua vida é mais difícil do que a de todo mundo

    • Vladimir Rezende

      Gostaria de saber seu endereço para conversarmos juridicamente sobre sua atitude de chamar os monoculares de ciclops
      Talvez depois de uma conversa judicial vc mude seu conceito acerca
      dessas pessoas

  54. …sobram vagas, faltam qualificação. Tai o verdadeiro motivo de alguns deficientes estarem desempregados, a falta da “tal” qualificação profissional, diferentemente da afirmação de serem “os monoculares” os responsáveis por esta situação, sendo que os mesmos também fazem parte do “rol” dos não qualificados. Acho que a lei deveria além de estabelecer o percental minimo de deficientes em seu quadro funcional, obriga-las a darem a qualificação profissional, talvez desta forma não sobrariam vagas disponiveis para os deficientes e certamente não levariamos a culpa de sermos “menos” deficientes e está tomando o lugar nas empresas dos “mais” deficientes.

    • Venho aqui para estabelecer esta situação como uma situação critica, onde não temos direitos a naadaaaaaaaaa, pois fui tentar fazer um concurso e só não fui aprovado por que eu tenho a visão monocular, isto é um absurdo, já que não tenho direito de ser aprovado em um concurso como uma pessoa normal, então tenho que ser aprovado como um deficiente, fico frustado quando vou fazer entrevistas e não sou aprovado por que só tenho a visão de um olho. quem sabe quando um desses que chamam de “autoridade” perderem a sua visão, ai ele implantara a lei, um exemplo é o nosso presidente Lula ele perdeu um dedo e é aposentado, agora qual vai fazer mais falta um dedo ou um olho, fica ai as minhas palavras.

  55. Carlos Alberto, tento compreender o seu raciocinio, mas fica dicifil porque, entendo que se a pessoa tem uma deficiência, certamente ela tem uma limitação, então como beneficiar “só” aquela que tem mais limitação das demais sendo todas elas deficientes? Talvez, sem perceber ou até mesmo com essa intensão percebe-se um duelo entre “qual deficiência” é “mais deficiência” doque aquela, de certa forma existe um “ceticismo” contra os monoculares, o que tento compreender atribuindo tal situação talvez a “aparência” do monocular que muitas vezes não demonstrar possuir deficiência, mas como eu mesmo já disse em outros comentários não tira o foc da questão, se existe uma limitação atrelada a uma deficência não se pode tirar mérito da questão, ou melhor é uma questão de direito, agora desconheço outro documento ou maneira de diagnosticar alguém senão o “laudo médico”. Dados da industria e do comércio já apontam que existem várias vagas de empregos disponiveis para deficientes, o que falta é qualificação, situação idêntica aos “não deficientes” sonram vagas faltam qualificação.

  56. Carlos Alberto

    Há casos e casos. Concordo que devem ser cobertas por esta lei, porém a generalização é desleal e injusta. Aqueles que tem sérias limitações pela visão monocular tudo bem, após um aval médico minucioso e positivo. Acontece que muitos espertinhos estão usando uma deficiencia que não afeta em nada sua produtividade e tenta levar vantagem sobre aqueles que realmente tem dificuldades. Me desculpem mas acho anti-ético ver uma pessoa assim (muitas já empregada) tirar a vaga de uma pessoa sem visão ou cadeirante num concurso público. Além da concorrência desleal pois não precisa de ninguém ficar lendo a prova, nem braile, pode tirar a única oportunidade de uma pessoa que realmente tenha limitações nas atividades do dia a dia, por isso, não só laudo médico mas uma avaliação minuciosa numa segunda etapa deveria ser feita para provar o merecimento das vagas e distribuí-las de forma justa. Mas o mundo é uma selva que não cabe sentimentalismo…

  57. Sou mais um a endoçar este coro! Sofri um acidente qdo criança, mas só vim descobrir que era monoocular a 5 meses (hoje estou com 28 anos), eu achava que era normal enxergar como eu enxergava, até quando fui tirar carteira de motorista, e bater a lateral eskerda duas vzs, eu percebi que n tinha o periférico esquerdo, embora fosse em minha oftalma todos os anos, e ela dizer “seu olho esquerdo está funcionando normal,mas eu desconfiava de algo….eu como os outros aqui canso a vista muito rápido, acho que por causa do excesso com um dos olhos ele sobrecarrega e acabammos com os olhos nuveados… quando um médico aqui em minas resolveu fazer o exame oftamológico com os dois olhos abertos, batata, só enxergava coisas do lado esquerdo, e t´´a sendo horrível, fui fazer entrevista em uma multinacional, e os exames foram feitos com os olhos abertos, eu também sempre acabo minhas provas do concurso exausto..sem contar a falta de conncentração por causa do cansaço…espero que esta lei seja aprovada e entre em vigor….
    Tambem procuro um tratamento pra isso….se alguém souber, eu saio do país caso resolvam este problema..

  58. Existem pessoas que tem CNH Categoria (E ),
    que são irresponsaveis, bebem e saem de carro por ai matando as pessoas.
    Ou até pior, são totalmente cegas, tem só 30% da visão.
    Mas estão trabalhando de motorista. Exercendo cargos importantes e sendo muito bem remuneradas.
    Sou monocular, proibido de dirigir exercendo a minha função renumerada (TAXI),
    e classificar a minha CNH para a categoria (D). Estou desempregado passando por aperto.
    O governo ou o infeliz que criou esta lei deveria nos aposentar.
    Já que somos perante essa lei DEFICIENTES VISUAIS..

  59. Olá caros companheiros.

    Tenho 36 anos e sou monocular desde o nascimento, existe uma palavra que todos nós aprendemos nos promeiros anos de escola, que se chama ANTONIMO isto significa o contrario, certo = errado, verdadeiro = falso, branco = preto, duro = mole e normal = deficiente, é muito simples quem não é normal é deficiente não importa se o monocular é bem sucedido, se tem carreira, se enxerga bem do outro olho, entendo que se você não é normal tem sim o direito de vagas especiais, auxilios, aposentadoria, etc .
    A visão é uma orgão essencial para a sobrevivencia, VAMOS FAZER UM TESTE PARA OS “NORMAIS” POR FAVOR FIQUEM EM PÉ COM APENAS UM DOS PÉS DE OLHO ABERTO E APÓS FECHEM OS OLHOS QUE VOCê VAI SE DESIQUILIBRAR NA HORA, assim se sente o monocular sempre com a duvida se vai cair, se vai bater, OUTRO TESTE PARA OS NORMAIS, DIRIJA SEU CARRO SEM RETROVISORES QUE VOCÊ VAI SABER O QUE É OLHAR SOMENTE PARA FRENTE.

    Bom, eu poderia ficar aqui citando a todos varios pontos que provam que somos deficientes, mas irmãos SÓ VAMOS CONSEGUIR ESTE DIREITO SE UM DOS NOSSOS GOVERNANTES OU REPRESENTANTES LEGAIS FOREM MONOCULAR OU TIVER UM FILHO MONOCULAR, MAS INFELISMENTE ISTO É IMPOSSIVEL PORQUE ELE VAI SER BARRADO PARA EXERCER UM CARGO DESTE TIPO.

    FOI UM PRAZER.

  60. Olá! volto aqui para informar que perdi minha visão no olho esquerdo, devido uma queda que tive na escada do colégio aos 4/5 anos de idade, hoje tenho 41 anos, resultado tenho um olho ambliope, com descolamento de retida; catarata, tenho pressão alta nos olhos fiz duas cirugias em Belo Horizonte, que embora mantenha a retina aplicada devido ao oleo de silicone, mas não enxergo nadinha, nadinha, nem claridade, convivio com dores de cabeça na região dos olhos quase que diáriamente, a claridade me incomoda, inclusive a noite e morro de medo de perder a outra visão.Na rua vivo trombando com outras pessoas que surgem pelo meu lado esquerdo, inclusive aqueles poste finos de metal que sustentam pequenas placas de propaganda que trazem geralmente nome de ruas.

  61. Roberta Botelho

    Olá, espero que este meu comentário seja respondido. Aguardarei anciosamente. Bem, ocorre que tenho um problema ocular que não sei falar o nome, mas tenho uma má formação nos raiso da íris, o que me causa míopia e astigmatismo muito alto, e eles concorrem entre sí. Meu grau nunca se estabilizou e nunca se estabilizará conforme desconfia meu oftalmo. Bem, hj estou com apenas 30% da visão usando lentes de contato. Sem elas fico com apenas 03%. Tenho 32 anos de idade, e sempre que vou fazer uma prova de concurso, ou mesmo uma prova qualquer com tempo estimado, e sendo esta prova muito longa, eu nunca consigo terminá-la, e chegando até a metade é um milagre. Saio das provas muito esgotada e mesmo usando as lentes não consigo enxergar mais devido ao cansaço da minha visão, pois ocorre um embaçamento que mesmo aplicando colírio não se resolve. Não posso fazer cirurgia pq não tenho curvatura suficiente para isso. Não posso entrar na fila de transplante de córnea pq as minhas estão boas, mesmo que não tenham curvatura e a minha visão não seja boa. Ou seja, para que eu conseguisse um transplante de córnea teria que ser uma pessoa menos cuidadosa com meus únicos 30% da visão e assim danificar minha córnea. Um risco que não quero correr. Sou baicharel em direito a dois anos, e sempre que faço a prova do exame de órdem, me canso em meados da questão 25, e depois disso, ao perceber que faltam apenas minutos para o término da prova saio marcando tudo que é questão conforme a sorte manda sem lêr as mesmas… Isso é muito frustrante para mim, e muito revoltante também. Não quero que sintam pena, ao contrário, quero apenas saber se existe alguma possiblidade de eu ser considerada deficiente visual o suficiente para fazer essa prova contando apenas com um tempo maior, ou talvez uma letra maior… Grata, Roberta Botelho.

    • OI Roberta, a maioria dos editais trás a possibilidade de no ato da inscrição solicitar algum tipo de adaptação na prova, como por exemplo imprimi-la em letra maior, quanto ao tempo, acredito que não pode ser alterado.

  62. olá, pessoal é realmente muito frustante conviver com esse problema, tenho 19 anos e descobri q sou monocular quando fui ao meu oftalmo e neste memo momento eu estava pretando vestibular foi uma fase muito difici pois eu tive q desistir do meu sonho de ser medica ou enfermeira pois seria muito dificio conseguir um trabalho no futuro p mim, sempre senti muitas dificuldades e ñ sabia porq ate eu descobrir essa deficiência, ja procurei varoios oftalmos eles me passam muitos exames e colirios oq nada resolve pelomenos parcialmente a minha situação pois tenho muitas dores de cabeça, ardencia nos olhos,etc..

  63. Adorei este blog!

  64. Tenho lido vários comentários sobre visão monocular aqui no BlogDorina.
    Em maio de 2009, em conversa com a Thays Martinez, falamos sobre a legislação que não considera pessoas com visão monocular. É importante ressaltar que essa é a definição adotada pela legislação brasileira atual e não a minha opinião.
    Com certeza, qualquer perda da visão é significativa para a pessoa e reflete em sua vida diária. Além disso, a pessoa com visão monocular que tem 100% de visão em um olho terá o desempenho diferente de quem tem algum comprometimento também no olho com visão. Cada caso é único e deve ser avaliado como tal.
    Quem tiver alguma dúvida sobre essa questão , deixo meu e-mail para contato: eliana.cunha@fundacaodorina.org.br

    Abraços,

    Eliana Cunha Lima
    Ortoptista especializada em Visão Subnormal
    Coordenadora do setor de Atendimento Especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos

  65. È frustante quando “pessoas” que deveriam apoiar a causa “Monocular” padecem de informações vitais, para um profissional da area, a sra. Eliana Cunha deveria antes de fazer qualquer comentário, se aprofundar no assunto, o fato de o monocular possuir a outra visão, muitas vezes em perfeitas condições, não significa necessariamente que o mesmo leve uma “vida” completamente normal, essa sra. deveria ou deve saber que a visão humana se desenvolve até aos 6 anos de idade, salvo engano, sendo que, muitas vezes a perda da visão acontece apartir desta. Sendo assim, o monocular muitas vezes tem a visão boa “estagnada”, alguns profissionais acreditam que o monocular levaria vantagens em relação ao fato de desenvolver “além” do normal essa visão, o que poderia ser até verdade nos casos em que a visão se perdeu muito antes desta idade, mas não tira o mérito da questão, porque as dificuldades e as limitações permanecem as mesmas. As vezes me pergunto o porquê de certos representantes de algumas entidades se colocarem contra os monoculares, muito embora eu saiba $$$ o verdadeiro motivo, as vezes eles buscam ou inventam fundamentos acredito que baseados no “achometro” sem fundamento cientifico algum, com todo respeito aos cadeirantes, mas vou citá-los apenas como exemplo eles também podem enxergar tudo normalmente, pode ler, escrever, ler placas, inclusive dirigir.Também é certo, que muitos profissionais, principalmente em inicio de carreira cometam muitos erros em seus diagnósticos, ou seja, aprendem errando, a apartir do erro eles começam a acertar.O que o monocular busca é uma solução para a problemática Ser Normal X Ser Deficiente, se somos normais, porque as restições profissionais, inclusive a observação na CNH,”Proibido Atividade Remunerada”. Se somos deficientes, porque tanto medo, não queremos aposentadorias especiais, queremos igualdade de condições de acordo com as limitações a nós imposta pela perda de uma visão, não queremos é ser discirminados como estamos sendo, não estamos inventando nada, porque como já foi dito, se fosse para enxergar apenas com “um olho” porque temos “dois”?

  66. AMANDA MULATINHO

    Olá a todo, é muito dificil mesmo, conviver com este problema, tenho 31 anos e sou do RJ, me parece q agora aqui no meu estado foi aprovado uma lei que nos dá direito a concorrer a vaga de emprego e concuro público, também sou monocular e vivo o mesmo drama de todos.
    Vou colocar aqui a divulgação da lei para quem assim se interessar.

    PROJETO DE LEI Nº 2912/2010
    EMENTA:
    DISPÕE SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DA VISÃO MONOCULAR COMO DEFICIÊNCIA VISUAL, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Autor(es): Deputado RODRIGO DANTAS

    A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    RESOLVE:
    Art. 1º Será classificado como deficiente visual o portador da visão monocular que comprovar este prejuízo de sua acuidade visual, nos termos da legislação vigente, devendo o Poder Executivo designar o órgão estadual competente para realização do referido exame.

    Art. 2º A classificação a que se refere o artigo anterior possibilitará, ao portador de visão monocular, para todos os devidos fins, os mesmos direitos e garantias assegurados aos deficientes visuais.

    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Rio de Janeiro, 02 de março de 2010.

    DEPUTADO RODRIGO DANTAS

    JUSTIFICATIVA

    A visão monocular nada mais é do que a redução da visão a apenas um olho. Obviamente, aqueles que sofrem, infelizmente, dessa deficiência, têm necessidades especiais e algumas possibilidades reduzidas.

    Sendo assim, resta natural que os portadores da visão monocular sejam compreendidos como deficientes visuais, merecendo serem agraciados com os mesmos direitos e garantias de que usufruem os deficientes visuais parciais ou totais, principalmente no que diz respeito à reserva de vagas em concursos e de trabalho, além de auxílios diversos e isenções fiscais.

    Vale ressaltar que, apoiando esta proposição, estará a Casa Legislativa fluminense tomando atitude que não pode mais ser adiada e que já vem sendo, de certa forma, respaldada pelo Poder Judiciário estadual, como demonstram as decisões liminares que têm autorizado os portadores de visão monocular a requererem a interpretação de sua deficiência como deficiência visual para fins de reservas de vagas e cotas em concursos públicos.

  67. Laila Souza Mendes

    Prezados,

    A delcração desta senhora é completamente leviana e sem nenhum amparo científico.
    Eu tenho visão monocular congêntica com estrabismos e sei muito bem das dificuldades encontradas.
    Hoje tenho 45 e cada dia é mais dificil ler e trabalhar no computador. Tenho dor nos olhos, inhcço, cansaço, ardencia e lacrimejamento dos mesmo. O olho esquerdo não funciona e o direiot, o que é bom, encontra-se sobrecarregado de uso ao longo dos anos.
    Tenho dificuldade de visão de modo geral e, não só nesta fase da vida, mas a vida toda.
    Fora a discriminação e preconceito que todos nós tivemos de conviver.
    CLARO

  68. Dinei de Souza

    Sem citar nomes, mas está muito difícil está posição que me encontro c/ visão monocular e aos 43 anos trabalhando por vários anos com
    computador a única visão já está cansada, tenho muitas dificuldades até p/ caminhar porque as calçadas de SP.não ajudam e o desnível sem sinalização já me fez cair por várias vezes; dificuldade com letreiros dos ônibus e outras coisas. Assino embaixo dos comentários das pessoas que estão sofrendo c/ todas as situações que acabamos enfrentando no dia a dia principalmente no trabaho que somos comparados com quem possui a visão normal, mas no fundo não enchergamos da mesma forma. E os leigos ao assunto não fazem idéia, mas ninguém estará livre de ser acometido de ser um nonocular . Para ser justos acho que cada caso deveria ser avaliado e não generalizado pq temos 3 pontos diferentes.
    1º Visão Normal ( Quem possui os dois olhos)
    2º Visão Monocular ( Quem possui um dos olhos)
    3º Deficiente Visual ( Quem não possui a visão em nehum dos olhos).
    Nosso país precisa de pessoas c/pensamentos (+) justos e isso pode se iniciar quando nos colocamos no lugar do outro, do seu próximo.
    Um bom começo é para as pesssoas de visão normal colocarem um tampão por no mínimo um mês e saiam fazendo todas as suas rotinas.
    Eu mesma antes de saber que teria perdido a visão de um olho, fiquei vendada nos dois olhos por quase um mês para uma tentativa de não piorar o meu quadro e posso garantir a todos é
    um mundo de sons e vozes, aromas e sabores, toques, de frio ou calor mas tudo sem luz.
    E essas sensações no escuro não são iguais.
    Todo meu carinho e respeito a todos os deficiêntes visuais!!!
    Sem mais,

    Dica
    l

  69. Talvez teria mais credibilidade essa fala feita pela Coorª Eliana Cunha se ela fosse monocular, somente as pessoas que teem esse tipo de deficiência sabe o quanto é difícil, sofremos discriminações de modo geral, falar é facil pois ela tem lá seu emprego que ganha muito bem, sou graduado exerço a profissão de orientador sócio educativo mesmo assim sofro preconceito, então Dna. Eliana Cunha, q tal vc rever os seus conceitos.

  70. Tenho um escotossoma total no olho esquerdo,causado por uma pedra quando tinha 6 anos,Depois dos trinta começou a me dar problemas no olho direito,não vejo nada do lado esquerdo.Apezar de ter carta não dirijo!Tenho medo de causar um acidente!Trabalho isso nem falo tudo muito dificil!Agora estou com 40,e acho q cada vez estou pior.Estou deprimida porq alem de ver bolinhas pretas não enchego direito placas de onibus a noite!!as cores me atrapalha!Nunca fui ajudada pelo governo! e queria ver uma oftalmo que é cega de u olho dizer que é bom!Sofro dores até hoje!e eles só me passam colirios exames ,e não resolvem minha vida!sempre trabalhei por conta porq registrada nunca fui!sempre tem um empicilio na hora da contratação!queria que me desse alguns conselhos,o que devo fazer?a quem devo pedir ajuda?obrigado meu email é lilika_2415@hotmail.com.Obrigado

  71. Angelo Cezar Schuda

    Ola tenho 31 anos e sou portador de visao monocular desde que nasci lendo alguns comentarios achei incrivel a falta de bom senso das pessoas, porque eu fui e sou muito discriminado pela minha limitaçao visual pois nao consigo vaga em area de produçao pq me julgam incapaz de exercer tal funçao nao consigo ver oque vem do meu lado direito pois me sinto como um cavalo em uma caroça ki so enxerga para frente me desculpem mais se isso nao for deficiencia visual oque seria entao ,pois somos muitas vezes excluidos de muitas oportunidades existentes no mercados porque ?porque vemos apenas em um angulo ou seja no meu caso para frente sem contar as vezes ki sou chamado de galo cego,extrabico,olho torto,vesgo e vice e versa!!!temos mais e ki lutar pelos nossos direitos pois o dia em os nosso governantes cegos para as questoes do povo começarem enxergar os excluidos da sociedade ki somos na maioria das vezes ai sim o nosso brasil ira para frente ………….

  72. O monocular dirige mas só na categoria B, pois não pode dirigir profissionalmente. Leva uma vida “normal”, mas não pode ser oftalmologista ou, ortoptista, pois para isso é preciso boa acuidade visual. Não consegue ver imagens em 3D só tem conhecimento de ouvir falar.
    Por outro lado muitos monoculares têm sido impedidos de tomar posse em concursos nas vagas normais, ao serem eliminados na perícia por serem monoculares. Ou seja, podemos disputar em pé de igualdade com os “normais”. Mas se somos iguais, por que somos “barrados” em áreas que exigem visão plena. No entanto não somos deficientes, ou tão pouco normais.
    A súmula 377 foi editada por decisão colegiada, onde tiveram acesso ao assunto 33 ministros do Supremo Tribunal de Justiça, o tribunal da cidadania e teve que levar em conta pareceres técnicos e diversas situações vividas por monoculares desse país. Mas sei que as opiniões divergem quanto ao fato de nos incluirem, porém vivemos num país plural e que se distigue pela tolerância, que aliás nunca é demais exercer, para com quer que seja.
    Um abraço a todos.

  73. Tenho glaucoma no olho direito, foi descoberto quando eu tinha 5 anos de idade e ja era tarde, tinha perdido toda visão. Meu olho é bem maior que o outro então todos percebem que tenho um problema. Tenho que tomar cuidado para não levar nenhuma pancada no olho pois pode acontecer de ele abrir e vasar, então isso me coloca sertos limites de atividades que possam proporcionar algum risco como por exemplo esportes, fora isso o meu maior problema é com arrumar um emprego. Tenho 21 anos e não consegui nenhum emprego até agora, tenho ensino médio completo, curso técnico em administração e não sinto dificuldade em absolutamente nada. Já me candidatei para vagas como caixa de supermercado que julgo ser uma função simples de desenpenhar e nunca consegui, minhas amigas e minha irmã já trabalharam como caixa.
    Minha familia tem um mini mercado e fasso de tudo aqui, nunca tive problema com nada então porque nunca consigo um emprego nessa area ou melhor na area que meu curriculo valorisa(técnico em administração).
    Por isso acho que deveriamos ser considerados deficientes visuais para que o preconceito seja eliminado de nossas vidas e possamos ter a chance de viver normalmente.

    • olha eu tambem não tenho a visão do olho esquerdo nasci com glaucoma congenita e oeperei com 4 anos, foi retirado o olho e colocado uma protese no lugar, sempre enfrentei preconceito e quando era pequena fui chamada de varios nomes, hoje em dia tenho 25 anos e quando vou arrumar um emprego me perguntam se sou deficiente ou nao? ai como fica se pela lei nao sou considerada como deficiente , mas quando olham para mim veêm que eu uso protese, e me perguntam, a resposta fica no ar, pois nao sei para que vaga de emprego me coloco, como deficiente ou nao, e por causa dessa duvida acabo perdendo o emprego, mas as pessoas que se julgam normais só pensam no proprio umbigo e o resto que se exploda!!! fica ai mimha indignaçao…

  74. Olá, gostaria de colocar algumas questões. Sera´ que os monoculares não tem deficiência só porque o ser humano normal, possui dois olhos e enxerga apenas uma imagem? Sendo assim por que nascermos com dois olhos, poderiamos ter apenas um. Pessoal não é porque temos dois olhos que será normal viver só com um.
    Existe um grande cantor que só possui uma perna e caminha dirige carro e moto. será que ele é deficiente?
    O que deve ser levado em conta é a perda.
    Valeu.

  75. RITA DE CÁSSIA

    Meu filho de 17 anos, tem visão subnormal, classifica-se como deficente visual. Usa prótese ocular em um dos olhos e no outro possui, apenas, visão lateral, pois sua retina foi totalmente afetada pelo câncer de nascimento(retinoblastoma bilateral). Durante todo o tempo em que estudou passamos por muitas dificuldades, pois na cidade onde moro não há qualquer entidade ou estabelecimento que trabalhe com os deficientes visuais. Precisou estudar em escola particular, pois as públicas não se sentiam em consições de atendê-lo. Até concordo, aulas superlotadas e falta de preparo dos professores ( e até boa vontade em alguns casos). Assim em escola privada com 10 alunos em sala de aula é mais fácil atendê-lo, e como a escola usava o método POSITIVo, tudo q ele ñ acompanhava em sala de aula, fazíamos em casa. Como professora pude orientá-lo nesse sentido. Buscando os direitos dele, muitas vezes fui á coordenação da escola p reverem a forma de avaliação e aplicação dos conteúdos. Não foi fácil! Travei muitas brigas! Alguns professores simplesmente se negavam dar aula a ele, mas a escola oferecia a disciplina em outro turno, com outro professor e eu buscava professores particulares p complementar o aprendizado. até eu tive que aprender física, química e matemática do ensino médio, pagando aulas com professores particulares, a fim de ensiná-lo em casa.

    Hj ele está cursando Direito e me encontro em outra luta, mesmo tendo sido aprovado em ENEM, ñ conseguimos bolsa, nem vaga em universidade pública. Como professora estadual não ganho o suficiente para pagar o curso emais despesas da viagem, haja vista o curso é em outra cidade.

    Meu filho já é um vencedor!! Após anos de tratamento: quimiterapia, radioterapia, crioterapia, laser, cirurgias, venceu a doença.

    Quem é deficiente visual sabe que todo material para estudos é bem mais caro do que o normal, livros em braille ou ampliados, cadernos especiais, c linhas e espaçamento maiores, lápis de arquiteto (escrita mais escura), caneta marcador pilot (usava como caneta normal).

    Nunca tivemos qualquer ajuda pq minha renda é um pouco superiro aos 1/4 de salário mínimo que possibilitariam o passe livre ou, até, um auxílio monetário por parte do governo.

    Mas agora, que me vejo na triste situação que ter de retirá-lo da faculdade, pergunto: ONDE ESTÁ A FAMOSA BUSCA POR INCLUSÃO, APENAS NA TEORIA?? incluir ñ significa, apenas ofertar vagas, acesso, mas criar condições suficiente para q se mantenham lá.

    ONDE FICAM OS DIREITOS DE INTEGRIDADE SOZIAL DO MEU FILHO?? apenas na Constituição Federal e Estadual? na prática nada existe. Corro atrás de bolsa, inclusive com o Ministério da Educação e nem resposta obtenho.

    MEU FILHO, como de certo muitos outros deficientes, é muito inteligente, tem muita força de vontade, é determinado, organizado e produtivo. Quer se tornar independente e eu o incentivo nesse intento.

    TENHO FÉ!! um dia as coisas acontencem!

  76. celso engelberto ayres

    Olá! Gostaria de orientação e ajuda. O filho de minha noiva teve retinoblastoma bilateral aos 6 meses de vida. Perdeu o olho esquerdo e ficou com apenas 30% de visão lateral no olho direito. Com muitos anos de esforço e dificuldades nesse ano (03/2010) passou em Direito na PUC Pelotas/RS. Como o curso exige muita leitura ele tem e terá sérias dificuldades para acompanhar. Preciso saber se existem livros de Direito que facilitem a leitura para deficientes visuais e onde posso obtê-los. Creio que não preciso enfatizar que é uma urgência pois se se atrasar na leitura depois ficará cada vez mais difícil. Agradecerei a todos que me enviarem alguma orientação. Att. Celso.

  77. vianney oliveira

    so uma pessoa com visao monocular,tem condiçoes de definir se e ou nao uma pessoa deficiente.tenho cegueira no olho esquerdo,por isso minha cnh foi rebaixada de D para B.varias vezes ja tive o constragimento de atropelar pessoas q caminhavam a minha esquerda.pois nao consigo visualizar essas pessoas.tive a sorte de arrumar um emprego cotista, mas sao poucos os medicos q nos dao o laudo favoravel.precisamos de uma lei definitiva,q nos protejam das pessoas ditas normais,obrigado

  78. Eu estava pesquisando sobre emprego, direitos do deficiente monocular quando achei o blog, me identifiquei com alguns depoimentos, bem o ditado que PIMENTA no OLHOS dos outros é refresco é verdade! È oque muitas pessoas ditas “normais” só vão compriender quando estiverem no lugar do outro. Atualmente trabalho, devido a lei de cotas que obrigou as empresas a contratar deficientes. As barreiras ainda são grandes entorno dos deficientes, no tratar das pessoas, no fato de termos que provar na justiça um direito constitucional, que somos deficientes! Eu gostaria de deixar um pensamento pra todos. DEFICIENTE SÃO TODOS OS QUE NÃO CONSEGUEM SUPERAR SUAS LIMITAÇÕES.

  79. olá..li todos as opiniões e confesso que senti muito medo,sou monocular desde 1 ano de idade(acidente domestico) e não estava atualizada sobre meu problema,nunca me senti diferente dos outros mais sempre fui tratada como se fosse diferent do resto do mundo!

  80. meu, como ainda existe pessoas tão toscas e desinformadas, o pior de tudo não é o fato de uma pessoa ser monocular ou não, mas o fato
    de o poder público te proibir de assumir cargo em concurso devido a sua deficiência e ao mesmo tempo não te dar a oportudidade de concorrer como deficiente.

  81. Olá… pessoal, primeiramente gostaria de agradecer por este blog….
    Vai aqui somente um desabafo de alguém que é novata neste assunto… Perdi minha visão esquerda à três anos, estava no 7º mês de gestação… passei por momentos muito difíceis, fiz vários exames (alguns doloridos, como retirar o líquor da medula…e outros mais), passei em vários especialistas e até hoje ninguém consegue dar um diagnóstico para meu problema….
    Minha vida mudou completamente após o ocorrido….. pois sinto algumas limitações….
    Na maioria do tempo tentei evitar este assunto, mas agora chegou o momento de renovar minha CNH aí veio algumas dúvidas, então resolvi pesquisar… foi onde achei este Blog, e agora sinto-me fortalecida em compartilhar meu problema de pessoas como eu….
    Pois quem é “normal” não entendem nossas limitações…

  82. Tenho apenas 5%da visão esquerda,na pratica enxergo apenas com o olho direito,gostaria de saber se pode ser considerado visao monocular e se poço me candidatar a vagas reservadas para deficientes?

  83. Bom… ser monocular acarreta SIM dificuldades visuais. Muitas por sinal.
    De forma um pouco grossa, ter dois olhos é considerado normal, ter um, não.
    Se não fosse essencial termos os dois, não seria necessário nascermos com eles.
    A política Nacional para integração da pessoa portadora de deficiência, decreto lei:N. º 3.298, informa que considera-se Deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou
    função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o
    desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser
    humano.
    Considera-se Incapacidade, uma redução efetiva e acentuada da capacidade de
    integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou
    recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa perceber ou
    transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho
    de função ou atividade a ser exercida.

    Ora, a perda de um olho impede de exercer as atividades normais, do cotidiano. Influencia nos fatores psicológicos, criam barreiras em empresas privadas, geram dificuldades SIM.
    Achar que uma pessoa que perdeu os dois olhos é mais deficiente do que a pessoa que perdeu um é ignorância.
    É o mesmo que dizer que uma pessoa que perdeu um braço é ”menos deficiente” do que a outra que perdeu os dois braços.
    A súmula é mais do que correta, porque vários casos de monoculares foram analisados, detectadando as dificuldades e até incapacidades para determinadas funções trabalhistas…
    Como dizer que isso não é deficiência?
    E é fácil falar quando não percebe a vida com a ótica de um monocular.
    Eu não acho agradável toda vez que preciso fazer minha barba, no lado em que sou monocular, pedir ajuda a alguém para não me cortar com a lâmina, por exemplo.
    Atravessar a rua e ter que olhar literalmente nos dois lados, com apenas UM olho.
    Ah…podemos dirigir carro. Mas QUEM DISSE QUE NÃO HÁ IMPEDIMENTO OU DIFICULDADES NESSA ATIVIDADE? É tanto que não podemos exercer atividade remunerada com a carteira de motorista. Dizer que um monocular dirige normalmente…é outra ignorância.
    Se fosse normal, então a atividade remunerada como motorista seria permitida. Então não é normal, é uma luta e superação para cada monocular dirigir.
    Extremamente correto também, é a análise de cada caso para não dá margem a ”aproveitadores”. Queremos trabalho e dignidade e não favores sociais.

    Abração, e tudo de bom pra todos -)

  84. Olá pessoal , tenho visão monocular hoje trabalho numa empresa privada no quadro de cotas, como deficiente pois eu sei que tenho certa deficiencia, as pessoas que falam que não somos deficientes então que troquem de lugar conosco, fuifazer uma entrevista uma vez numa industria e o médico me falou que eu não enquadrava para a vaga , e me falou que a empresa não podia me contratar pois não queria um profissional de um olho só, isso é um desacato quase processei este tal médico é uma injustiça para conosco,se alguem quiser comentar alguma coisasobre monoculares comigo é só me mandar um e-mail..

    • lescia jatobá

      você tem toda razão! gostaria que quem é contra essa medida, que troque de lugar com quem tem só um olho!
      sou estabanada e, saio derrubando tudo que passa do lado esquerdo, além de atropelar as pessoas por aí. a idiota da médica que disse que quem é monocular não perde nada pois o outro olho se adapta, deveria fazer um teste de ficar com um olho só por um tempo, ou que fure o olho para levar uma vida que ela chama de “normal”. é fácil falar quando o problema está no outro!!!

    • Márcio Patrício

      Eu fiz concurso público,passei fiz prova prática e teórica apresentei o laudo médico,mas acontece que ñ estão querendo aceitar minha deficiência fui ao ministério público o promotor falou que eu tinha direito de ocupar minha vaga mas até agora nada.

    • eduardopereira da silvia

      amigão estou procurando enprego faz anos, todo
      lugar q eu vou é senpre a mesma coiza não dar,porcausa da sua deficiencia mas eu tenho fé q isso mude um dia, um abraço de seu amigo eduardo

  85. lescia jatobá

    bom, tenho uma visão totalmente diferente de muita gente aqui. sou monocular, perdi a visão depois da terceira cirugia, por conta de uma catarata traumática que deu errado e, na terceira, a retina descolou totalmente. ao todo fiz cinco cirurgias. quem diz que não há alteração, ou é muito hipócrita ou goza de perfeita visão. sou miope no olho direito e completamente cega. minha coordenação motora já era muito ruim, mas após a perda da visão ficou pior ainda, ao ponto de não conseguir aparar nada que me jogam e, numa dessas, fui recusada numa dinâmica de grupo por não ter conseguido agarrar algumas bolinhas durante essa infeliz dinâmica. foi ridículo, mas aconteceu.
    não tenho cordenação para dançar e nem consigo me equilibrar no grupo de expressão corporal, pois não consigo prestar atenção dos dois lados. sem contar quando passo por algum lugar que exige atenção e acabo derrubando um monte de coisas por mais que tente não fazê-lo.
    sou a favor das cotas, pois se não houvesse tanto preconceito, essa medida não seria necessária.
    ainda não sei dirigir, mas vou criar coragem mas, há aqueles que me dizem que será um perigo uma “caolha” andando motorizada pelo trânsito de são paulo – para coisas assim, sou considerada inápta, certo? ENTÃO NÃO CONCORDO O QUE MUITOS IMBECIS DIZEM QUE É ALGO NORMAL E QUE NÃO HÁ PERDA! a perda da dignidade, do acesso a algumas áreas do mercado de trabalho e da crença da sociedade de que não há vaga para um caolho desastrado que sai derrubando tudo do lado esquerdo por onde passa. antes de perder a visão, eu costumava jogar bola, conseguia aparar as coisas quando me pegavam de surpresa (hoje nem intencionalmente) e não me sentia insegura com altura.
    minha perda foi enorme, pois sei tudo o que perdi depois que me tornei monocular – sem contar a parte estética, onde tenho que usar lentes de contato pintada na cor cinza e como elas incomodam, mas o grau de miupia ficou muito forte e, para mim, já que não me sobrou nada do olho esquerdo, faço questão de que pelo menos a estética fique boa!

  86. Bom dia a todos, passei por um momento e li as postagens. É estranho como a cavalaria sempre chega atrasada não?! +- em 2001 fiz um concurso para o MP-RJ e fui recusado ao se depararem com esta “deficiencia” me recusaram a vaga por faltar algo na lei que embasa-se minha entrada, enfim, após petição com minhas razões continuaram negando. Fui a um advogado e me cobrou caro para me colocar lá por meio de um MS sem dar muita garantia de que consiguiria minha continuidade lá, não continuei pois já sou FP e não iria abrir mão do certo pelo duvidoso, porem até aqui mudaria muito a minha vida se tivesse entrado sem problemas. Muitos dizem não fazer diferença a pessoa ter ou não, mas isso é por que eles não esperimentaram e assim podem ser HIPÓCRITAS! a verdade é que nos perdemos sim, mesmo que pouco, mas perdemos, como uma pessoa que gostaria de seguir umas das carreiras a nós impedidas fica?! Tem que se adaptar não é? ela esta restrita em seus direitos e possibilidades, não é? então não somos iguais mesmo que PAREÇA um meio termo, algo sem muita expressão (SEM EXPRESSÃO? como fica a cara que vemos nas entrevista? preconceito?) Bem, desculpem mas essa é a verdade que vejo. As pessoas tem uma ENORME DEFICIENCIA em se COLOCAR NO LUGAR DA OUTRA. Deste fato que comentei pra cá só me cadastro concorrendo com os NORMAIS. Um abraço a todos.

  87. Ricardo F. de Souza

    Parabéns pelos tópico Thays!
    Numa sociedade tão heterogênea as opiniões nunca serão iguais. Respeito todas aopiniões aqui postadas, e, aproveitando, quero deixar a minha também. Tenho visão monocular (ambliopia), e em decorrência dessa “deficiência” já fui desclassificado em concurso, como, por exemplo, aeronáutica. O que me faz ser a favor da Súmula 377 do STF é somente em razão da exclusão do mercado de trabalho, pois se não existisse tal “exclusão”, tal Súmula também não existiria.

    Obrigado,

    Ricardo.

    • Márcio Patrício

      Olha Ricardo tenho o mesmo problema que o seu,nós ñ podemos prestar concurso p/,polícia,aeronáutica e nem trabalhar como motorista profissional na categoria C,D e E,toda essa dificuldade para nós monoculares,temos que agradecer ao Presidente Lula por que um idiota de um Deputado apresentou o projeto e ele colocou pra votação e nada eles fazem para eliminar essa idiotice que eles colocaram em votação.

  88. Thays, boa tarde!
    Achei muito legal a abordagem desse assunto, eu sou monocular e já pensei diversas vezes se essa cota era justa ou não, daí eu me lembro dos preconceitos e das chances de trabalho que me foram negadas por eu ser monocular, claro que não me deixei abater, dei a volta por cima e conquistei o meu espaço, mas acho plenamente justo incluir os monoculares nas cotas, pois ficamos de fora em diversas oportunidades e quando se fala em cota dizem que fazemos tudo como uma pessoa normal, então propomos o seguinte: Às essas pessoas que falam isso, me deêm sua visão normal e fiquem com minha cota! não faço questão nenhuma se fizermos uma cirurgia e vocês me derem uma visão, olhem bem! vocês não vão ficar cegos, vão ficar com uma visão “praticamente normal”, e vão poder prestar concursos nessas cotas! Se vocês acharem isso um bom negócio me cotatem, se não, deixem de ser demagogos de afirmarem que somos normais e fazemos tudo como outro qualquer, e vão cuidar de conquistar os seus espaços!

  89. Oi, povo apenas fazendo uma retificação, é falta de respeito, e torcendo por todos nós. Isso que eu queria dizer.

  90. Olá
    Sou Monocular e , è com muita emoção, e prazer que participo desse espaço de interação e vivência. Li todos os comentários postados acima achei interessante é a primeira vez que trato do assunto com quem entende do que estou falando, hoje aos 26 anos, com 20 dá descoberta do deslocamento de retina grave, onde ocasionol á perca da visão, tenho opinião formada sobre o assunto. Na verdade mesmo eu gostaria que todos (as) pudéssemos competir de igual para igual em todos os âmbitos, não aguento essa relatividade, entre ser ou não ser deficiente. Não me considero deficiente por que não tenho limitações , mas quando a sociedade faz exclusão faz-me sentir um ser incapaz, apenas nesses momentos ou quando sou vitima de preconceito lembro que sou monocular. Mas a culpa não é nossa, se fosse para optarmos lógico que não escolheriamos “ser diferente”. Pensando bem se não houvesse o preconceito em todas as partes não precisariamos de cotas, vagas reservadas etc. Existe uma coisa gigantesca chamada de falta de desrespeito, essa sim, é uma das maiores DEFICIÊNCIA HUMANA. Mas fico torcendo por todos nos, para que o melhor seja feito. Desde já obrigada pelo espaço…

  91. sou oftalmologista, sempre tenho deparado com portadores de visão monocular principalmente por ambliopia (mto frequente) gostei da decisão do supremo, apesar que só existe treis profissões que impossibilita exercer a atividade profissional (piloto. motorista cat C D e E, árbitro de futebol), porém na prática existe restrição ao ingresso como por exemplo nas forças armadas e outros atividades no entanto qdo estas pessoas por ex um soldado perde a visão de um olho dificilmente consegue afastamento do trabalho, tendo que usar de demandas judicias

  92. Adorei essa decisão do STJ. Sou poradora de visão monocular, utilizo uma prótese no olho esquerdo. Os dois empregos que consegui, foram por indicação. Sempre sofri discriminação quanto a questão estética o que me impediu de pleitear a vaga de emprego em condições de igualdade. É claro que muitas pessoas vão ser contrárias a essa decisão, o ser humano só aprova o que lhe convém. E termino aqui com a frase do filósofo Thomas Hobes ” O homem é o lobo do homem”.

  93. Acho justo que as pessoas que são monoculares possam concorrer as vagas para deficientes físicos, tanto em concursos públicos como na iniciativa privada. ”Tal anomalia causa incompatibilidade total do indivíduo para centenas de atividades, quais sejam: Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Motorista com categorias C, D e E, impossibilidade de remuneração na categoria B e nas demais, ficando este limitado para o exercício de diversas funções, aumentando a dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, além do preconceito existente na sociedade quando uma pessoa cega de um olho enfrenta uma concorrência por uma vaga na iniciativa privada.
    Tal anomalia causa incompatibilidade total do indivíduo para centenas de atividades, quais sejam: Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Motorista com categorias C, D e E, impossibilidade de remuneração na categoria B e nas demais, ficando este limitado para o exercício de diversas funções, aumentando a dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, além do preconceito existente na sociedade quando uma pessoa cega de um olho enfrenta uma concorrência por uma vaga na iniciativa privada. ; os portadores de visão monocular devem ser enquadrados como portadores de tal déficit, uma vez que a visão monocular acarreta perda importante na formação da função visual chamada estereopsia (ou visão em profundidade). Em resumo a estereopsia ou visão em profundidade baseia-se principalmente (mas não exclusivamente) na visão binocular, de maneira que há um déficit significativo na percepção de profundidade e avaliação de distâncias em pacientes monoculares”

  94. BRUNO DE SOUZA

    concordo plenamente que deveria sair a lei logo pois os monoculares sofrem muito por causa dessa insuficiência,falo porque sou um deles.

  95. Alexandre Silva

    Tenho visão monoocular e acho que na hora de receberem o valor da inscrição do concurso, todos os órgãos públicos aceitam nossa inscrição.
    Criamos expectativas, alguns até pedem a conta do empregos por se achar garantidos na hora em que o resultado é revelado.
    Na hora do exame admissional é que vem a dor…
    Não somos deficiêntes e não somos aptos à determinados serviços, com dirigir profissionalmente nem como taxista!
    Somos o quê?

  96. Luciano Vasconcelos de Lima

    Já ouviram falar no ditado que diz “pimenta nos olhos outros é refresco” então é fácil para essas pessoas acharem que não temos perdas significativas, a nossa maior perda é da dignidade, temos que muitas vezes depender da piedade das pessoas para conseguir um emprego sabendo que somos apto para realizar muitas funções normalmente mas o preconceito é o pior, tenho 35 anos não consigo vagas concorrendo com pessoas “normais” e nem entro na cota, o que fazer então?

  97. eu tamben acho que we

  98. boa noite . Não sou monocular mas tenho um irmão que sim . ele dirigi mas não pode dirigir remunaradamente, tenho um amigo que tem uma perna mecanica é motorista de carreta proficional . se as pessoas com deficiencia de multilação , amputação, ou caderantes podem dirigir e muitas veses com remuneração . è juto o monocular ser considerado deficiente para concursos.

  99. Luiz carlos moura

    Sou considerado portador de deficiencia monocular no caso da CNH, que nao pode ser profissional e renovaçao de 2 em 2 anos,
    entao sou diferente dos outros sim conforme as normas governamentais,sendo assim acho correto que concorra a vagas para deficientes ,pois nao podemos concorrer a varios empregos tendo assim nosso mercado de trabalho restrito,assim sendo o governo deve sim reservar e considerar visao monocular como deficiencia,para concursos e quotas em empresas.

  100. boa tarde, minha esposa e monocular, ela em casa faz os trabalhos normais, mais viveu quando criança o preconceito, passou por dificuldade na sala de aula, e hoje com 35 anos de idade nao consegue andar de bicicleta, tem que usar oculos o tempo todo, todos os dias tem dor de cabeça, e nao consegue viver uma vida normar porque nem um deficiente visual e visto pela sociedade como normal, mais quando se trata de emprego, tem que concorrer com as pessoas normais, mais nunca consegue o emprego pois e reprovada no esame medico. eu vivo com ela e posso dizer que ela nao vive uma vida normal, isso nao e discriminação e amor ao menos favorecidaos …

  101. Olá!
    Realmente quem é monocular, apesar de desenvolver de forma satisfatória diversas atividades, tem muitas restrições. Querem um caso prático. Vamos lá: no ano 2001, uma amiga com visão monocular, após diversas tentativas de obter emprego no setor privado, sem êxito em virtude da deficiência, prestou concurso público SEM fazer opção para candidato portador de deficiência, ou seja, concorrendo a um cargo técnico (meramente “burocrático”) como “normal”, passando em 3º lugar. No entanto, foi reprovada(!) no exame médico por ser mono. Tendo em vista a peculariadade do caso, foi, então, realizado exame por junta médica, que então reconheceu que não havia incapacidade para laborar em tal cargo. Ou seja, apesar de a maioria das pessoas reconhecerem que a incapacidade não é tão grande, os monoculares não são tratados como normais nem como deficiente, ou seja, estão num limbo. Outro fato que as pessoas devem considerar é que é impossível comparar as diversas deficiências entre si.

  102. Roberto Lazaro

    Bom dia

    Sou um “deficiente” monocular. Considero esse tema extremamente polêmico.
    Acho que poderíamos fazer coisas normalmente, sendo dispensável tal decisão. Mas, se for para ser assim, que sejamos liberados para fazer QUALQUER COISA. Se não podemos participar de exército, polícia, não podemos ser motoristas profissionais, então somos ceifados de uma vida totalmente normal, sendo necessário critério especial.
    Ou temos todos os direitos como pessoas normais, ou somos tratados como deficientes. Estamos, hoje em dia, somente perdendo direitos.
    Agora, tem um agravante para quem sofre da visão monocular, que é a vista cansada. Por termos uma vista só, nos adaptamos a usá-la, e a utilizamos como se fosse as duas. Só que isso a leva a trabalhar em dobro. E todas as vezes que vou ao oftalmologista, ele me alerta sobre tal fator. Então temos um agravante a longo prazo.
    Não quero justificar a ação do tribunal, nem criticá-la. Acho que este é um tema a se pensar e debater, e tentar chegar-se a uma solução que seja o meio termo, talvez duas cotas, para níveis de deficiência, ou um aumento substancial do número de deficientes admitos. Sei lá.
    Mas, existe preconceito, existem dificuldades enormes, e elas são menores do que com os deficientes totais.
    Acho que ficar furioso não é a solução.

  103. roberto farias

    Parabens au stj por ter conquistado este beneficio aus cidadaõ monoculares,sou monocular,temos muitas restriçoens por sermos monoculares,muitas pessoas quando podem se obrigao a trabalhar como informais,para nao passar pela humilhaçao da regeiçao,eu mesmo,hoje me encontro desempregado,estou a procura de emprego,eu sei que conquistarei minha colocaçao junto au mercado de trabalho,fiquei triste quando nosso presidente nao sancionou a lei em beneficio dos monoculares,mas que bom temos o STJ a nosso favor

  104. Leida Boccardi da Silva Schmitz

    Olha tem coisas que não dá de entender uma pessoa com uma leve deficiência em uns dos pés é considerado deficiente dirigi estuda teve filho enfim uma vida normal??ai não consego entender a diferença???

  105. paulo cesar sales

    Sou advogado em Manaus/AM e fiquei extremamente feliz com mais esta vitória obtida pelos monoculares,como eu.
    O atual governador do Amazonas sancionou lei estadual reconhecendo os nossos direitos.
    Entretanto, verifico,com tristeza, no âmbito muncipal ainda temos muito para fazer,já que não dispomos de lei municpal.
    Desde agora, partirei para o ataque,no bom sentido,é claro.
    Paulo César.

  106. Primeiramente… eu gostaria de parabenizar quem abordou esse tema…
    Eu sou deficiente visual (monocular), atualmente trabalho em uma grande rede de lojas, onde eu entrei como auxiliar de loja e, aos 2 mêses de emprego, provei a todos que eu podia exercer a função de atendente de crédito. Mesmo com um pouco de receio, a gerente da loja me deu essa chance, e com 1 mês de crediário, eu mostrei que um deficiente monocular pode e muito bem exercer outras funções dentro de uma empresa. Atualmente eu sou atendente de crédito. Eu tenho a seguinte opinião:
    É de grande importância a criação de cotas para deficientes, tanto em empresas privadas, quanto em órgãos publicos, pois em muitos lugares, mesmo com tantas pessoas dizendo que nós que somos deficientes monoculares não precisamos de tais cotas, ainda há o preconceito que impede pessoas com tal deficiencia de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Quando conseguimos essa vaga, em muitas das vezes, somos “encaixados” em cargos que são reservados para portadores de deficiencias com grau mais elevado, é justamente nesse ponto que eu discordo… pois é de grande importância a existência das cotas, mas, a partir do momento em que somos “encaixados” em uma vaga, deve-se levar em conta que o grau de deficiencia de um monocular não é tão elevado, mas também não deve ser excluido de cotas, desde que realmente possa ser avaliada uma possibilidade de inclusão em uma vaga realmente compatível com tal gral de deficiência, ao invés de generalizar como deficiente de gral mais elevado. Para concluir, mesmo mudando de assunto, eu gostaria que me dessem mais detalhes sobre um assunto:
    Deficiente monocular, mesmo que tenha essa deficiencia desde o nascimento pode dirigir? pois eu tenho muita vontade de tirar a CNH, mas não sei se é permitido para deficiente monocular tirar CNH categoria AB, ou somente B, quem souber, por favor me dê mais detalhes… peço que me respondam no meu e-mail, pois eu tenho acesso a ele diariamente… agradeço desde já… abraços… o meu e-mail é: marcelobatista_001@hotmail.com, quem tiver qualquer informação sobre CNH para deficientes monoculares, por favor, me respondam…

  107. Ana Claudia Domingues

    Entendo que as pessoas com visão monocular não deveriam concorrer as vagas reservadas, pois do ponto de vista médico elas podem desenvolver, praticamente, as mesmas atividades de uma pessoa normal. Claro que excetuando-se atividades descritas pelo Rafael… (Exercíto, Marinha, Aeronáutica e Polícia, que exigem grau ascentuado de visão para exercer as atividades…meu marido quando prestou para a AFA foi reprovado por possuir 0,25 graus em ambos os olhos)… Acredito que o Governo deveria se sensibilizar mais com o assunto, investindo em orgãos e instituições que atendam e beneficiam os portadores de deficiência propiciando a verdadeira inclusão social.

  108. Acho um absurdo e imoral pessoas que enchergam bem ou seja que não tem problema de visão acharem isso ou aquilo por puro egoismo, e por pura ignorancia no assunto, sempre sofri com a discriminacão e outros apelidos , sempre tentei ser igual por me sentir assim, mas quando cai no chão por não enxergar um obstaculo , todos riam, quando batia minha cabeca por não enxergar todos so sabiam rir, quando tenho fortes dores de cabeca quando forco minha vista, todos duvidam. Meus amigos larguem a mão de se preocuparam somente com seu eu, pense um pouco no proximo , criticar sem saber o que e, e facil, cuidado o mesmo pode acontecer com vcs, perdão da minha revolta, mas meu filho tem fome, eu preciso trabalhar e ninguem, aparece como aqui para me oferecer emprego, ninguem daqui, procura pelo menos ficar dois meses com uma de suas maravilhosas vistas vedada pra ver o quanto e bom pra tosse…que vergonha ..que revolta, ninguem quer ser deficiente gente, todos queremos ter visão normal, meu Deus como procurei a cura e nunca consegui ,como pode alguem que tem visão normal , dizer isso ou aquilo, pense em Deus, pense no proximo, enfim…tenham vergonhaaaaaa!!! Pois vcs não sabem o quanto e triste não exergar, o quanto e triste ser discriminado ate mesmo por seres da mesma especie, digo isso com no na garganta , que pena , nos monoculares não estamos pedindo nada de graca e sim por aquilo que todos tem direito , trabalhoooo, e a unica coisa que conseguimos estão achando de mais, vamos fazer as mesmas provas que todos, teremos que estudar igual a todos, dependeremos de nossos esforcos ou seja ninguem esta nos dando nada de graca. Se essa sumula e tão importante , fazemos uma troca fiquem com a sumula vcs que estão contra ela, e me deem sua visão.

  109. Sou portador de deficiência visual (Visão Monocular) desde 1979 nasci em 1958 tenho 50 anos já pela idade não consigo emprego ainda mais sendo monocular tenho grandes problemas em meio a multidão ando tropeçando e tomo muito cuidado para não atropelar alguém a minha frente e como eu há muitíssimas pessoas sofrendo com a restrição de trabalho, lazer e educação por conta desse mal.nossas necessidades com o preito de conquistar uma vaga em empresas publicas e particulares, e também poder contar com benefícios que para muitos igual a mim que não possuem estudos e assim permanecem sem um emprego para sustento, somos seres humanos e a vida nos proporciona acidentes causados no decurso da caminhada a velhice; imagino uma pessoa sem estudos e com uma idade avançada sem ter como se sustentar, sendo esta pessoa “Deficiente monocular” onde esta pessoa preiteia um emprego e as empresas fecham as portas, pois não se caracteriza deficiência física e assim esta pessoa passa a ter uma luta por sobrevivência em um Pais rico em todas as áreas, somos abençoados neste pais por um lado, mas o ser humano não tem valor para outro ser humano. Infelizmente por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfria, e assim as injustiças vem a tona causando desastres dentro das familias que lutam para uma igualdade, quero trabalhar assim como muitos iguais a mim monocular mas as portas se feixam para estes que para as empresas não tem valor pois não gera beneficios as empresas, mas os que estão em cota estes geram valores as empresas por isto há até uma busca no mercado por estes que se enquadram na cota do governo. Materealismo puro não existe amor ao proximo, olhe para você voce encherga bem? de graças a Deus, e ore para que Deus abra estes caminhos de igualdade. fiquem com Deus que os fez com muito amor, e até foi a cruz por ti pelos materialistas e iniquos como eu que Deus me perdoe pela minhas transgreçoes.

  110. Desculpe pelo erro de digitação do meu nome.

  111. Eu acho que pessoas que enchegam nomalmente não podem dar opinião técnica sobre esse assuto.

    ANDRÉ hERCULANO- deu um opinião sem saber o que é um visão monocular. Ele não sabe que hoje pessoas passam necessidade por não ter um trabalho, as portas se fecham para essas pessoas no mercado de trabalho; pois, deveria se informar mais ANDRÉ antes de falar bobagens.

    As pessoas que tem visão monocular faz muitas coisas sim, só que no final do expediênte de trabalho, ficam com sua visão mono casada e dificulta outras tarefas como: leitura, assitir tv, navegar na internet, e até mesmo dirigir. Essas pessoas perdem a noção de distância, e tem raciocínio visual lento, e sem reflexo. Podem facilmente se machucar com uma lixeira na calçada, um tropeção que pode levar agraves lesões, e até fraturas. Quando vc anda numa rua escura, vc fica meio que perdido por não enxergar o necessário, anda sem saber onde está, e vem um medo de se machucar, cair em um buraco, e até se matar em fio de alta-tenção desconectado do poste.

    Eu fico maluco em ver pessoas que falam que leva um vida normal, se vc tem uma visão vc não é normal, vc deixa de fazer vária coisas que uma pessoa normal faz. Por Ex: quando vc faz um exame médico para entrar em uma empresa, vc é reprovado por ser mono…quando vc quer trabalhar como motorista de uma empresa de ônibus, vc é reprovado por ser mono…vc faz um concuso público pela cota de deficiência vc é reprovado por ser mono…se faz concuso disputando vagas nomalmente é barrado no exame médico po ter visão monocular.

    Vcs acham que isso é nomal ?

    Eu poderia falar 1 milhão de coisas sobre visão monocular, eu sei que é isso, sinto-me deficiênte em alguns momentos e não me sinto normal. Acho que as pessoas deveriam apóiar nós, porque estamos largados sem ajuda de ninguém.

    Obrigado pelo blog Dorina por dar esse espaço.

  112. Eu acho justo cotas para deficientes sim! Pela exclusão que o mercado de trabalho gera para esses tipos deficientes.

    Mais já cotas para negros, indios ou coisa do genero sou totalmente contra!

    Eu trabalho com deficientes visuais e não e bem assim do jeito que vocês estão pensando não! Os deficientes com visão monocular geralmente são excluídos do mercado de trabalho quando feito os exames para admissão em emprego. Eu estou cansado de ver onde trabalho pessoas com vontade de entrar para o exercito, marinha e aeronáutica e pessoas que passaram na policia serem reprovados pela perícia médica nos exames rotineiros de admissão por precisarem dos dois olhos para as respectivas funções!

    Sem contar que dependendo do grau da visão monocular gera incapacidade para o desempenho de diversas atividades dentro do padrão normal do ser humano. Onde trabalho existem monoculares que estão tendo problemas gerado pelo esforço no olho normal acarretando problemas futuros.

    Nada mais justo que incluírem eles não só nas cotas para concurso como também no mercado de trabalho! Só acho cabíveis esses dois direitos, por que direitos como passagem de ônibus gratuita e ajuda financeira do governo, estão fora de questão para os deficientes monoculares, por motivos aparentemente lógicos!

  113. André Herculano

    olá a todos. acho que essa decisão é mais uma banalização das cotas. Daqui a pouco são os ditos normais que vão precisar de cotas. Será que dando preferência a limitação ao potencial se resolve o problema das minorias? Thais acho que o campo de comentario aqui esta com probleminhas de acessibilidade. Verifique.

  114. Olá Taís, tudo bem?

    Em primeiro lugar, quero te dar meus parabéns pelo blog, pois está
    muito legal.
    Estou enviando meu comentário sobre a visão mono ocular por e/mail
    porque não o consegui colocá-lo no blog.
    Realmente quem tem visão mono ocular tem condições de levar a vida
    normalmente igual as pessoas que enxergam com os dois olhos e concorrer
    a concursos públicos normalmente, pois eu também não concordo com o que
    estão querendo para as pessoas que tÊm visão mono ocular. Aqui na rua
    onde moramos tem uma vizinha que tem esse problema e ela dirige carro
    normalmente.
    É isso aí Taís, fico por aqui desejando tudo de bom para todos vocÊs
    aí da fundação.

    Atenciosamente
    Adalberto Hager

  115. Maria Aparecida Santos

    Sou deficiente visual e trabalho com deficientes visuais. Considero injusta esta decisão do tribunal judicial. A pessoa com visão monocular pode até dirigir um carro. Como colocá la em condição de igualdade para concorrer com cegos eou pessoas com baixa visão e outras deficiencias de igual relevancia. A pessoa com visão monocular goza dos mesmos direitos de uma pessoas que vê com os dois olhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s