HOMENAGEM DECARLOS FERRARI À DONA DORINA

Gente, segue um texto escrito por Carlos Ferrari em homenagem à Dona Dorina.

Ferrari é administrador de empresas, pós-graduado em markeitng pela Fundação Casper Líbero e mestre em administração. Ferrari é deficiente visual de nascença e ficou cego total aos sete anos de idade. Atualmente, é professor universitário nas Universidades Ítalo Brasileira e Faculdade Interação Americana. Ferrari é membro titular do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e vice-presidente da AVAPE – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, e idealizador do treinamento “Superação de Limites e Identificação de Pontencialidades”.

 Um Simples Obrigado

Após horas, buscando um título que demonstrasse a importância deste momento e que pudesse transformar em palavras todas minhas emoções, cheguei à conclusão que é hora de agradecer. Hoje, vinte oito de maio de dois mil e nove, comemoramos os noventa anos de dona Dorina de Gouvêa Nowill. A mulher que lutou para que o Braille se transformasse em um direito, para que houvesse inclusão quando seus defensores ainda nem eram nascidos, para que os cegos fossem cidadãos imponderados, hoje tem muito do que se orgulhar.

Quando vamos a um supermercado e nos deparamos com embalagens em Braille nos lembramos de Dorina. O elevador, o copo de suco ou refrigerante da grande rede

de fast food, os cardápios em Braille… Enfim, o exercício da cidadania por nós cegos não só lembra como homenageia a luta de dona Dorina.

Somos produtos de sonhos e certezas de uma mulher que nunca desistiu de acreditar. Quando me lembro de meus encontros com as histórias de Júlio Verne, com sexta-feira e Robson Cruzoé, ou mesmo das sacolas de feira repletas de grandes livros a caminho da escola, lembro também de minhas idas à Fundação.

Hoje, com pouco mais de trinta anos, posso comemorar um título de mestre, uma carreira de professor universitário, e graças a Deus, posso abraçar e agradecer a quem lutou por isso. Os noventa anos de dona Dorina é um presente aos milhões de cegos do Brasil e do mundo.

União Mundial de Cegos, União Latino-americana de Cegos, e tantas outras associações no Brasil, são frutos de sua luta. Uma luta que acompanhou os avanços tecnológicos e políticos.

Hoje o movimento de cegos braileiro é forte e unificado. Neste espaço encerro como comecei, com um simples obrigado, e com a certeza de que temos nesta data o marco do exercício da cidadania da pessoa cega deste país.

Anúncios

Uma resposta para “HOMENAGEM DECARLOS FERRARI À DONA DORINA

  1. José Eduardo de Araújo Luz

    Gostaria apenas humildemente de corroborar o que foi dito pelo autor além de parabenizar a todos pelo blog e, mesmo atrasado, à Dona Dorina com quem nós cegos possuímos uma dívida eterna e impagável e de quem devemos sempre ter orgulho e seguirmos seu exemplo e seus ensinamentos! muito obrigado dona Dorina pelo que nos tém proporcionado e, meus parabéns pelos noventa anos de idade! vamos nos preparar para em 2019 comemorarmos o centenário de dona Dorina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s