Leite Derramado – Você já leu?!

 

 Você já pode ler esse livro que está disponível aqui na Fundação como livro falado.

  Mande sua opinião sobre essa obra.

foto Chico Buarque

foto Chico Buarque

 A inspiração inicial para o livro veio da canção “O Velho Francisco“, de 1987. O autor a tinha como esquecida até ouvir uma regravação feita pela cantora Monica Salmaso. Em 2008, quando o produtor Rodrigo Teixeira o procurou para falar de um projeto em que escritores fariam textos baseados em músicas do cantor, Chico deu o seu aval, mas pediu que “O Velho Francisco” não fosse utilizada, pois com essa ele mesmo já estava fazendo algo. A letra fala das agruras de um ex-escravo, alforriado “pela mão do imperador”.  

Ao reescutá-la, Chico pensou em escrever a história de um velho. Só que, quando foi pôr mãos à obra, mudou o enfoque. Trocou o ex-escravo por um homem de nobre estirpe. E é por meio de Eulálio Montenegro d’Assumpção, um moribundo, nascido em 16 de junho de 1907, que o escritor narra a decadência de determinada elite brasileira.

 A questão racial, porém, continuou sendo central na obra. O protagonista casa-se com uma mulata — ainda que finja não percebê-la como tal– e tem comportamento racista em diversas ocasiões. Aos poucos, porém, os Assumpção vão misturando seu sangue nobre cada vez mais, até que o bisneto de Eulálio nasça negro, algo em que tampouco quer acreditar. 

“Leite Derramado” sugere um duplo sentido. O primeiro, mais pontual, refere-se ao abandono de Eulálio pela mulher, Matilde, quando esta ainda amamentava a filha do casal. O segundo indica o significado mais geral da obra –a derrocada fatal de uma casta, tragédia que se mostra irreversível.

 Eu ainda não li, mas pretendo fazer assim que tiver um tempinho, pois adoro o Chico Buarque. Aliás, já li o livro dele Budapeste e achei ótimo. Você também pode ler esse que já foi gravado pela Fundação. Eu recomendo.

 Beijos e ótima leitura!

 Thays Martinez | blog@fundacaodorina.org.br
capa do livro Leite Derranado

capa do livro Leite Derramado

Anúncios

2 Respostas para “Leite Derramado – Você já leu?!

  1. Adorei!,sou fãn do chico buarque adorei conhecer esse site por que eu faço Antologias Poética para escola, contem comigo pra ajudas!!!
    bjs
    Eliza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s