Viva as diferenças nos relacionamentos!

Um dos dramas das pessoas que têm uma deficiência visual é a questão dos relacionamentos afetivos. Vários aspectos fazem com que esse assunto seja meio complicadinho, especialmente na adolescência.

Que a coisa acaba ficando mais difícil é fato, porém, é importante entender que boa parte da complicação está em nossa cabeça. Muitas vezes o acreditar que a deficiência é uma barreira para ser interessante aos olhos do outro, faz com que nossa auto-estima vá lá pra baixo e aí sim nos tornamos menos interessantes.

Infelizmente elevar a auto-estima não é algo tão simples, não existe um botãozinho que a gente aperta e pronto. De outro lado, a boa notícia é que depende só de nós promover essa mudança.

Um aspecto importante a se considerar é o querer se relacionar apenas com pessoas que também têm deficiência visual ou, o contrário, relacionar-se exclusivamente com quem não tem deficiência. As duas posturas indicam algo mal resolvido. Ora, da mesma forma que não queremos ser vistos apenas pela deficiência que temos, parece incoerente escolhermos o outro com base nesse critério.

Às vezes a escolha de um parceiro ou parceira que tem a mesma deficiência pode representar um medo de enfrentar o diferente, medo da rejeição, de se dispor a construir uma nova forma de comunicação.

 Por outro lado, restringir-se a escolher necessariamente um parceiro que não tenha uma deficiência pode significar uma auto-afirmação, uma tentativa de provar algo para as outras pessoas e de negar a própria deficiência.

Por favor, não caia nessa! Fazer escolhas na vida para provar algo para os outros é um peso que não precisamos carregar e um caminho muito curto para a infelicidade.

Li esses dias um artigo do psicanalista Contardo Calligaris bem interessante, aliás, adoro tudo o que ele escreve. Ele dizia que um dos segredos de um relacionamento que dura é amar o outro não apesar de sua diferença, mas por ele ser diferente.

Beijos e viva as diferenças!

 

Thays Martinez | blog@fundacaodorina.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s