Instituições e Deficientes Visuais paulistanos comemoram o Dia Municipal do Braille

Logo do Bicentenario de Louis BrailleUM DIA PARA O BRAILLE

Sancionada no dia 12 de maio de 2009, a Lei Municipal nº 14.925, instituiu na cidade de São Paulo o “Dia Municipal do Braille”, a ser comemorado anualmente no dia 03 de setembro.

A homenagem da cidade marca o ano de Comemorações dos 200 Anos de Nascimento de Louis Braille, inventor do sistema de escrita e leitura por pontos em relevo utilizado pelas pessoas cegas de todo o mundo.

O “Dia Municipal do Braille” tem como objetivo ser um momento de reflexão e discussão onde a educação, a empregabilidade e a inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão sejam avaliadas e novos rumos sejam apontados a fim de que a sociedade crie seus mecanismos para favorecer o desenvolvimento intelectual, profissional e social dos deficientes visuais no Brasil.

Louis Braille foi um jovem brilhante que ao inventar um sistema de leitura e escrita para as pessoas cegas mudou a vida destas pessoas em todo o mundo. O Sistema Braille garante maior independência, autonomia e segurança, fatores indispensáveis à auto-estima de todo ser humano”, comenta Dorina de Gouvêa Nowill, 90 anos, primeira aluna cega a freqüentar um curso regular na rede de ensino.

Encaminhada pela Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille a proposta foi acolhida com entusiasmo pelo vereador Antonio Carlos Rodrigues, que apresentou a matéria transformada em lei, cujo texto foi publicado na página 124 do Diário Oficial do Município do dia 15 de maio.

As Comemorações do Bicentenário de Louis Braille começaram em 4 de janeiro de 2009 e se estenderão até 4 de janeiro de 2010. O francês nasceu em 4 de janeiro de 1809, ficou cego durante a infância e, em 1825, aos 16 anos, apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura que mudou a vida das pessoas cegas em todo o mundo.

blog@fundacaodorina.org.br

Anúncios

4 Respostas para “Instituições e Deficientes Visuais paulistanos comemoram o Dia Municipal do Braille

  1. Audioteca Sal e Luz

    Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o que é isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. Nos ajude divulgando!!! Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!! Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 – Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro. A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios. A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros… Ajudem-nos. Divulguem! Atenciosamente, Christiane Blume – Audioteca Sal e Luz.Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro – RJ. CEP 20010-000 Fone: (21) 2233-8007 Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas http://audioteca.org.br/noticias.htm

    A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO! Então conto com a ajuda de vocês: repassem! Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo. É um belo trabalho! Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade. É tudo do que eles precisam.

  2. Lisiane Silveira

    Olá bom dia, me chamo Lisiane , sou esposa de um deficiente visual e juntos estamos formado um DTG para inclusão de Deficientes visuais No Rio Grande Do sul , para quem não sabe o significado da sigla DTG (departamento de Tradições gaúchas) moramos em um estado onde a nossa tradição está muito viva e forte e queremos a inclusão de todos no meio tradicionalista , montei um Blog onde todas as pessoas com ou sem deficiência tem acesso a informações relevantes sobre a cultura do meu estado , nosso objetivo agora é a construção de um galpão CTG (centro de Tradições Gaúchas) com acessibilidade universal para que também possamos ensinar pessoas portadoras de deficiência visual dançar, danças típicas do nosso estado , e as outras artes da lida campeira , que por muito tempo deixaram as pessoas com alguma limitação excluídas .
    Meu objetivo agora é a parceria com todas as entidades, fundações que tem objetivos em comum a o nosso, para que possamos trocar experiências , e opiniões , pois tenho muita vontade mas pouco conhecimento conto com vocês , assim como também podem contar com nós
    Buenas .
    Um forte abraço
    Divulgue se possível nosso Blog

    http://dtgacergs.blogspot.com/

  3. linda esta imagem para me contactares eu sou uma cantora canto françes de todas as linguas eu adoro cantar e tambem dançar eu hoje vou ter um concerto na suiça em fully tanho la ….

  4. Fico muito feliz com o reconhecimento da importância de Louis Braille para todos que usam o sistema braile porque eu o considero um verdadeiro gênio. Se ele vivesse hoje, com certeza, receberia o prêmio Nobel pelo seu feito e, também a nossa grande “Dama” Dorina Nowill pela sua iniciativa de tirar da escuridão da falta de informações.
    Parabéns
    Loreni Lucas
    Passo Fundo/RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s