Nos EUA maioria das crianças cegas não sabe ler Braille

Quase 90% das crianças norte-americanas com deficiência visual não sabem ler e escrever porque não aprendem braille ou não têm acesso a ele, segundo a Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos. Para a organização, existem poucos professores qualificados, conceitos errados sobre o uso do sistema, além do fato do braile visto como fator de isolamento dos deficientes visuais.

O dado apurado chamou tanta atenção que em sua convenção anual realizada em julho de 2009, a Federação lançou uma campanha como forma de aumentar a conscientização dos deficientes visuais sobre o tema.

O slogan “ouvir não alfabetiza” foi reproduzido em diversos painéis espalhados pelo local do evento. Também circularam histórias com exemplos de crianças que não sabiam o que era um parágrafo, ou porque se usam letras maiúsculas e ainda que a expressão “felizes para sempre” é composto de três palavras separadas.

Na convenção uma estatística era freqüentemente citada com orgulho: Um estudo de 1996 mostrou que, de uma amostra de adultos com deficiência visual, aqueles que aprenderam braille enquanto crianças tinham o dobro de chances de estar empregado com relação àqueles que não aprenderam braille.

Para James Brown, participante do evento e usuário de livros falados e softwares sintetizadores de voz há definitivamente um sentimento de pressão em prol do braille, mas acredita que a na atualidade os recursos tecnológicos tem mais espaço.

Membros mais antigos da Federação americana não negam a importância da tecnologia na vida dos deficientes visuais, mas afirmam não se pode esquecer que a história moderna das pessoas cegas é, em muitos aspectos, uma história de luta pelo acesso a leitura sendo que até o século 19, os cegos estavam confinados a uma cultura oral.

Em sua luta contra ao que foi perdido em prol da tecnologia nos últimos anos, diversos membros da federação têm utilizado a clássica expressão: “O que está escrito permanece, o que é falado desaparece no ar”.

Equipe Blog Dorina – blog@fundacaodorina.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s