1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais

O Ministério da Cultura – MinC divulgou uma pesquisa encomendada à Fundação Getúlio Vargas, que revela o perfil das bibliotecas municipais em todo o país.

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios.

Um dado alarmante revelado pela pesquisa é que apenas 9% destas bibliotecas oferecem serviços para deficientes visuais como audiolivros, livros em braille e produtos acessíveis. No caso dos serviços especializados para surdo-mudos, deficientes mentais ou físicos, o índice cai para 6% das bibliotecas.

Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros. O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

Ainda segundo o levantamento, em 420 municípios, as bibliotecas públicas municipais foram extintas, fechadas ou nunca existiram.

Equipe BlogDorina – blog@fundacaodorina.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s