TECNOLOGIA VOLTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Empresas de vários setores nos últimos anos passaram a investir em inovações que facilitam a vida dos deficientes. Uma iniciativa interessante é da Looktel, que criou um software para celular, que reconhece e identifica os objetos de maneira falada.

Outra inovação é da Apple, cujo iPad tem alguns recursos de acessibilidade, pois aumenta o texto e ajusta o contraste da tela para pessoas de baixa visão e tem um software de voz, que lê todos os livros disponíveis no iBooStore. Também a Nokia, fabricante de celulares, introduziu vários aplicativos para deficientes, como o Audio aid, que permite que certos sons sejam percebidos como vibrações pelo deficiente auditivo. O Nokia Magnifier é uma lupa eletrônica que usa a câmara do aparelho, e ajuda quem tem baixa visão. Com o Color Detector basta apontar o celular para um objeto, e ele diz sua cor.

Os produtos não têm preços tão acessíveis assim. Entretanto não se pode tirar o mérito de empresas que investem em pesquisas e protótipos focados em tecnologia a serviço da acessibilidade.

Equipe BlogDorina – blog@fundacaodorina.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s