Prêmio USP de Direitos Humanos homenageia Dorina de Gouvêa Nowill

No próximo dia 10 de dezembro, a Universidade de São Paulo (USP) promoverá a cerimônia de entrega do 11º Prêmio USP de Direitos Humanos. O evento terá início às 17h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O XI Prêmio USP de Direitos Humanos 2010 será concedido a Dorina de Gouvêa Nowill, na Categoria Individual e a Fundação Dorina Nowill para Cegos na Categoria Institucional.

No dia 29 de agosto de 2010 Dorina faleceu aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos, deixando ao Brasil e ao mundo, uma instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação,  ao deficiente visual a oportunidade de viver com dignidade e às pessoas que enxergam uma lição de vida.

A instituição homônima criada por ela há mais de 64 anos é referência mundial em impressão braille e reabilitação de deficientes visuais. Há quem diga que nos últimos 60 anos não há no Brasil uma só pessoa cega alfabetizada que não tenha tido em suas mãos pelo menos um livro em braille, produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A indicação do nome de Dorina foi feita pela UNESCO, cujo relator especial para Direito à Educação, Kishore Singh, virá ao Brasil especialmente para participar da solenidade 

Sobre Prêmio USP de Direitos Humanos:

O Prêmio USP de Direitos Humanos é concedido anualmente no aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos – assinada em 1948, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos no Brasil. Foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da USP, atualmente, sob a presidência de José Gregori.

Equipe BlogDorina – blog@fundacaodorina.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s