FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA

O Festival de Música de Londrina, uma realização do Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, na sua 31º edição, mantém duas estruturas: pedagógica e artística – que entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical.
Em 2011, 40 professores nacionais e internacionais ministrarão 45 cursos divididos nos seguintes módulos: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Instrumentos, Voz, Estruturação Musical, Música Popular, Cursos para Crianças, Cursos Especiais e Oficinas Especiais de Inclusão.

09 a 24 de julho de 2011.
Inscrições: de 13 de junho a 01 de julho de 2011.

Informações: http://www.fml.com.br/ofestival31.htm
fone: (43) 3028 3418 fml@fml.com.br

Conteúdo Programático
CURSO 1 – Atividades Musicais com Alunos Deficientes no Ensino Fundamental
Responsável: Isabel Bertevelli (SP) – 11 a 16/07

UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I – Atividades para o trabalho com alunos deficientes

Ementa: Desde a década de 1990, a inclusão tem sido muito abordada entre nós, referindo-se ao ambiente escolar, de trabalho, em espaços sociais, de cultura e lazer. Porém, pela experiência em sala de aula vemos que muito ainda tem que ser feito para que essa inclusão seja efetivamente concretizada, assim como o acesso aos materiais pedagógicos que, muitas vezes, precisam ser adaptados. O acesso à educação pelo deficiente é garantido, porém o atendimento ainda não é satisfatório. Na realidade muitos educadores não estão preparados ou não têm conhecimento para essa tarefa. Não sabemos o que fazer na prática com esse aluno. Despreparo dos cursos que formam educadores, que até então não precisavam se preocupar com essa faceta da educação, responsabilidade exclusiva das escolas especiais. É evidente que o trabalho do especialista deve sempre ser valorizado, porém não podemos continuar despreparados a vida toda. Dessa maneira, o cur so pretende oferecer subsídios teóricos e práticos básicos para o professor que atua no Ensino Fundamental I, para atender alunos com deficiência dentro de uma proposta inclusiva. A partir de atividades práticas nas diferentes áreas, jogos e brincadeiras, os educadores terão a oportunidade de conhecer as características principais dos deficientes, trabalhando com os elementos básicos da educação, produzindo e adaptando materiais pedagógicos acessíveis.

CURSO 2 – EDUCAÇÃO MUSICAL DO DEFICIENTE VISUAL E A MUSICOGRAFIA BRAILLE
Como ler e escrever uma partitura musical em braille

Principal objetivo: conhecer os parâmetros da Musicografia Braille para a leitura e escrita de uma partitura, utilizada com recurso na educação musical dos deficientes visuais.
O curso visa oferecer conhecimentos teóricos e práticos para a leitura e escrita da partitura musical em relevo, trabalhando com exercícios da educação musical e transcrição e adaptação de partituras para o braille. Estudaremos as adequações necessárias às aulas de Música, promovendo uma reflexão sobre a educação inclusiva e possíveis condutas em sala de aula. Os temas abordados serão: principais métodos e sistemas de Educação Musical, características principais dos deficientes visuais, dicas de convivência, inclusão social, produção de material adaptado e Musicografia Braille, que é um sistema de escrita musical utilizado internacionalmente pelos cegos desde o século XIX. No final do curso o professor estará apto a adotar procedimentos da prát ica musical que valorize as habilidades e necessidades de cada aluno, passando pelo processo de musicalização até a leitura e escrita da partitura musical em braille.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s